Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

IPCA: Alimentos influenciam alta de 0,28% em novembro

Em 12 meses, país tem uma inflação acumulada de 4,68% e, no ano, alta de 4,04%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira, 12, o índice do IPCA de novembro. Considerado um dos indicadores mais importantes da economia brasileira, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,28%.

 

 

Essa alta foi impulsionada principalmente pelo aumento nos preços de seis dos nove grupos de produtos, com destaque para alimentos e bebidas, que registrou a maior variação (0,63%), seguindo a sequência de alta de 0,31% em outubro.

Os mais afetados são os alimentos que sofrem com as condições climáticas, como a cebola (26,59%), batata-inglesa (8,83%) e arroz (3,63%).

 

Veja como ficou a inflação por grupos em novembro:

IPCA de novembro/2023 – Altas por grupo (Fonte:IBGE)

 

Habitação, com alta de 0,48%, e energia elétrica residencial (1,07%), também foram destaque no aumento dos preços, assim como as passagens aéreas que subiram 19,12%, impulsionadas pelo grupo de transportes, com alta de 0,27%.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev