7 livros para aprender a organizar as suas finanças
O hábito da leitura é essencial para manter a mente ágil e ainda pode ser uma ferramenta para cuidar do seu dinheiro.
A busca por uma vida financeira mais equilibrada e saudável é uma meta comum entre muitas pessoas, assim como o objetivo de ler mais, já que é uma prática essencial para o autodesenvolvimento e aprendizagem. A boa notícia é que essas duas metas podem ser unidas de forma simples e eficaz: por meio da leitura de livros sobre educação financeira.
Fizemos uma seleção de livros que não só vão ajudar você a entender melhor suas finanças, mas também a desenvolver hábitos saudáveis para o futuro.
1 Como Organizar Sua vida Financeira – Gustavo Cerbasi
Este livro é um clássico da literatura de educação financeira no Brasil. Nele você encontrará dicas práticas para entender o seu perfil de consumo e investimento. Com base nesse diagnóstico, você poderá explorar tópicos mais avançados como cartão de crédito, Imposto de Renda e seguros. Assim, é possível traçar uma estratégia de independência financeira que considera desde o eu presente até a sua aposentadoria.
2 O poder do hábito – Charles Duhigg
Este livro não trata diretamente de finanças, mas a forma como o fortalecimento dos hábitos pode ser aplicado em diversas áreas da vida, incluindo a financeira. Você entenderá como nossa rotina molda o nosso comportamento e como é possível utilizar essa realidade ao seu favor, às vezes, fazendo pequenas mudanças.
3 A Psicologia Financeira – Morgan Housel
Com este livro você entenderá quais fatores psicológicos e emocionais influenciam nas suas decisões financeiras. É um verdadeiro manual que explica como o comportamento humano pode ser tanto uma vantagem e um obstáculo quando se trata de dinheiro. É uma boa leitura para compreender de onde vêm as suas decisões e necessidades, até mesmo aquelas que são inconsequentes.
4 O Valor do Amanhã – Eduardo Giannetti
Esse livro fará você entender mais como funcionam os juros e como esse aspecto econômico impacta as nossas vidas. Além disso, o autor reflete sobre o comportamento humano em relação ao dinheiro e destacando que o ato de planejar é natural à nossa sociedade desde o início dos tempos. Entendo essas nuances você poderá tomar decisões mais conscientes e vantajosas, seja no âmbito pessoal ou dos negócios.
5 O Pequeno Livro do Dinheiro – Eduardo Amuri
Perguntas que podem ser complicadas, mas com respostas o mais descomplicadas possíveis, é assim que esse livro pode ser definido. De onde vem o dinheiro? O que significa? Como ele move o mundo? São algumas das questões abordadas e depois dessa leitura você nunca mais verá uma moeda ou uma transação bancária da mesma forma.
6 Ganhei um Dinheirinho. O Que Posso Fazer Com Ele? – Cássia D’Aquino
Neste livro a autora propõe uma forma simples de educar crianças a lidarem com o dinheiro. O livro é uma excelente ferramenta para pais e educadores que desejam iniciar o ensino da educação financeira com exemplos que podem ser utilizados no dia a dia. Os pequenos aprenderão sobre consumo consciente, reserva financeira e o poder das escolhas, preparando-os para um futuro muito mais sustentável.
7 Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira
O livro é escrito por uma psicanalista e psicóloga e não por uma especialista em finanças. Ou seja, ele contará mais sobre como a nossa mente funciona ao fazermos escolhas financeiras e como podemos driblar certos comportamentos do cérebro que nos impedem de conseguir utilizar nosso dinheiro com mais eficácia. É fácil se relacionar com o tema desta obra e entender como as suas escolhas podem ter impacto positivo ou negativo no que você planeja para o futuro.
Todos esses livros proporcionarão aprendizados valiosos e ajudarão a construir uma base sólida para as suas finanças, seja entendendo melhor a origem dos seus comportamentos ou exercitando hábitos saudáveis com o seu dinheiro.
Uma das maiores lições de entender mais sobre finanças é a preocupação com o futuro e uma das formas mais eficientes de fazer isso é investir na previdência privada. Dessa forma você acumulará recursos ao longo do tempo e garantirá estabilidade quando precisar.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.