Consumo consciente ajuda a preservar a natureza e o seu bolso
Repensar seus hábitos de consumo contribui para a conscientização ambiental e ainda pode colaborar no seu planejamento financeiro.
Assuntos como as mudanças climáticas e a adoção de práticas sustentáveis são pautas cada vez mais presentes nas conversas em casa e no trabalho. Neste cenário, você também tem um papel importante para que mudanças sejam colocadas em prática. Cada um ajuda do seu jeito, mas, quando você une preservação ambiental e consumo consciente, o seu bolso também agradece!
Juntar a prática do consumo consciente ao planejamento financeiro é uma excelente forma de garantir um futuro mais sustentável e financeiramente saudável.
As dicas de ouro do consumo consciente
Trocar de celular a cada lançamento, comprar roupas novas toda estação, mudar de carro todo ano, são alguns hábitos difíceis de manter para a maioria das pessoas. Mas, além de custoso financeiramente, esse comportamento não é interessante quando você percebe que não sobra nada do seu salário para investir, ou pior, você termina com dívidas. Então, nada melhor do que pensar muito bem se as suas aquisições estão sendo motivadas por necessidade ou consumismo.
Uma discussão muito atual é a do ciclo de vida dos bens de consumo, uma vez que quanto mais coisas compramos, mais coisas serão descartadas. E será que todos os produtos foram projetados pensando nessa cadeia completa?
Quando olhamos apenas para a indústria têxtil como exemplo, podemos perceber que ainda há um enorme desafio. Somente o Brasil, descarta 136 mil toneladas, por ano, de roupas que vão parar em lixões e aterros sanitários. E nós precisamos pensar o nosso papel nessa realidade. Também é por isso que movimentos como o slow fashion ganham força e podem ser muito úteis nessa causa.
O poder da escolha ao seu favor e do planeta
Você já entendeu que ter comportamentos sustentáveis ajuda no seu bolso também! Com isso, agora é hora de analisar no seu dia a dia como colocar em prática essas ações. O primeiro exercício é refletir, observando tudo que você consome, como você poderia reduzir o impacto.
E vale pensar sobre os mínimos detalhes. Comprou um item no mercado próximo da sua casa, você precisava de uma sacola? Comprou algumas frutas na feira, mas você lembra se da última vez consumiu todas antes de estragarem? Foi ao shopping comprar uma calça, mas acabou passando na loja de capinhas de celular e saiu de lá com várias, você precisava?
Quando você coloca tudo isso na ponta do lápis consegue perceber o que poderia ter reduzido em resíduos e em dinheiro.
De onde veio e para onde vai
Outra forma de exercitar o poder de escolha é pensando de onde você compra as suas coisas. E nesse aspecto podemos analisar a procedência e a qualidade.
A procedência se refere à origem do produto, comprar de um comerciante pequeno, de um agricultor familiar ou de alguém que tem uma marca pequena de roupa garante mais facilidade de descobrir como é produzido o que você comprou e como aquele fornecedor administra a sua cadeia de valor. Mais um ponto positivo, é que você pode usar essa oportunidade para fortalecer negócios administrados por pessoas de grupos socialmente vulneráveis, como mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, com deficiência, entre outros, e assim, você atrela o ambiental ao social!
Quando falamos de qualidade, nos referimos a uma armadilha que muitos de nós caímos. Sabe quando você compra vários fones de ouvido ao longo do ano, desses de preço convidativo vendidos em barraquinhas na rua? Pare para pensar se você tivesse economizado e comprado um único fone, de boa qualidade, em uma loja confiável que emite garantia. O quanto você poderia ter economizado e ainda evitado descartar diversos fones.
Esse pensamento pode ser transportado para qualquer outra aquisição: sapato, produtos de limpeza, brinquedos, roupa de cama, objetos de decoração. Basta achar no seu cotidiano como aplicar.
Um futuro mais sustentável para você
Todas essas dicas são, além de boas práticas ambientais, boas práticas financeiras. Assim, você consegue perceber como preparar o mundo no qual você quer viver necessita de planejamento em vários aspectos.
Assim como você se preocupa com o planeta, como você está se preocupando com os seus objetivos para o amanhã? A previdência privada, assim como os hábitos conscientemente ecológicos, é uma forma de pouco a pouco construir o mundo que você quer viver.
Conheça como os planos da Brasilprev podem ajudar nessa missão!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.