Coragem e resiliência marcam a jornada da primeira mulher presidente da Brasilprev
As lições de Ângela Assis para superar desafios e ajudar outras mulheres a lutarem por mais espaço
No Mês das Mulheres, encerramos nossa série de artigos temáticos do blog com a história da primeira executiva a presidir a Brasilprev, empresa líder em previdência privada no país. Ângela compartilhou seus desafios, conquistas e a importância da representatividade feminina no mundo corporativo.

Ângela Assis, primeira presidente mulher de uma coligada do Banco do Brasil
A chegada à alta liderança
Após passar por diversas áreas e cargos no Banco do Brasil, como agência, gestão, superintendência e diretoria, em novembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19, Ângela foi nomeada a primeira mulher presidente da Brasilprev, o que trouxe um sentimento de surpresa para ela e destacou a escassez de mulheres em cargos de liderança no mercado financeiro. “Me surpreendeu muito a repercussão na imprensa por conta da minha nomeação e isso me fez refletir sobre o meu papel em relação ao tema e sobre a carência de executivas no mercado como um todo. Sempre foquei na excelência, no trabalho e nos resultados, mas percebi que, sendo uma das poucas mulheres na posição de CEO no mercado segurador, eu tinha a chance de contribuir mais efetivamente para a ampliação da diversidade no segmento.”
Pandemia: um enorme desafio logo no primeiro ano
Em meio a uma crise global gerada pela pandemia da Covid-19, enfrentou um novo e grande obstáculo. Buscando sempre ter um olhar atento às necessidades dos colaboradores, ela ajudou a Brasilprev a alcançar um lucro líquido de R$ 970 milhões, um aumento de 9,60% em relação aos R$ 885 milhões do ano anterior. Ângela garantiu que não houvesse demissões durante a pandemia e prezou pelo cuidado e o bem-estar de todos os colaboradores, entrando em contato com eles e até com os familiares que foram infectados pelo vírus durante essa fase.
Sustentabilidade, igualdade de gênero e longevidade
Por falar em cuidado, a CEO olha para a igualdade de gênero como algo que vai além do discurso, o que combina perfeitamente com as metas de ASG (Ambiental, Social e Governança) da Brasilprev. Desde 2022, a empresa assumiu objetivos claros, como ter 45% de mulheres em cargos de liderança e 30% de pessoas pretas e pardas no quadro de colaboradores até 2026. “O discurso por si só não muda a atuação. Precisamos de ações concretas, pois o exemplo arrasta”, afirma. Ela destaca que equipes diversas trazem diferentes perspectivas, resultando em soluções mais criativas e eficazes. “Os melhores resultados da Brasilprev foram construídos a partir de grupos multidisciplinares, com pessoas de vivências e culturas diferentes”, ressalta. Além da inclusão e da igualdade de gênero, a companhia adota iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico, como o alinhamento com parceiros para aumentar o portfólio de ativos avaliados com critérios ASG e a comunicação transparente a respeito da ética e da integridade. Atuando em uma empresa que tem como visão o longo prazo, Ângela também tem alertado sobre como a longevidade impacta a necessidade de planejamento aos brasileiros, fazendo a Brasilprev promover a educação financeira como parte de sua missão de transformar o jeito que os brasileiros se preparam para o futuro, através de iniciativas para disseminar o conhecimento.
Troca de lições entre a vida e o mundo corporativo
Ao refletir sobre os ensinamentos de sua vivência que trouxe para sua carreira e vice-versa, Ângela reafirmou duas características fundamentais: coragem e resiliência. “Eu sou uma pessoa corajosa, uma característica que, na minha opinião, é fundamental tanto na rotina profissional quanto na vida pessoal”, disse. Além disso, a executiva ressaltou a importância da resiliência, especialmente no mundo corporativo, onde é necessário ter equilíbrio e enfrentar desafios constantes. “É um ponto que eu levei para minha vida pessoal. Eu lido melhor hoje com as dificuldades e problemas pela flexibilidade que desenvolvi ao longo do tempo. Acredito ainda que quanto mais subimos em nossa carreira, mais importante é ter essa característica”, concluiu.
Ensinamentos para um futuro de conquistas

Quando questionada sobre dicas para quem deseja alcançar o sucesso, a presidente destacou a importância de enfrentar dificuldades e superar barreiras que são enfrentadas principalmente pelas mulheres. “Nós precisamos ter firmeza de propósito. Muitas vezes, em ambientes predominantemente masculinos, sou vista como brava, mas digo que sou incisiva, algo que nem todos os homens estão acostumados”, disse. Ela também reafirmou a necessidade de se organizar de forma acadêmica, profissional e pessoal para assumir novos desafios. “Ninguém estará 100% preparada para alcançar um cargo desejado. O importante é estar tecnicamente pronta, ter vontade e assumir essa posição, e nunca deixar que a opinião dos outros sobre nossa competência nos influencie.” Com lições aprendidas ao longo de sua trajetória, Ângela fortaleceu a Brasilprev e contribuiu para a abertura de oportunidades para futuras profissionais, mostrando que podemos absorver aprendizados, como:
• Firmeza de propósito: mantenha um foco claro e determinado em seus objetivos.
• Coragem: se prepare para ter arrojo e capacidade para se posicionar e enfrentar desafios.
• Resiliência: desenvolva a capacidade de lidar com dificuldades com flexibilidade.
• Cuidado com pessoas: demonstre um cuidado genuíno com quem trabalha com você.
• Ações concretas para igualdade: promova realizações afirmativas para criar um ambiente inclusivo.
Encerramos nossa série sobre o Mês das Mulheres, certos da importância de continuar promovendo um mundo mais sustentável, igualitário e inclusivo diariamente.
Conheça mais histórias de mulheres inspiradoras:
• Celebrando a força feminina no mercado financeiro
• A Jornada de Inclusão na Brasilprev
• Como a diversidade de gênero está transformando o mundo das finanças
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.