Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que são decisões financeiras e como tomá-las?

Você sabia que decisões financeiras também são entendidas como as escolhas que você faz para garantir um futuro mais tranquilo? Veja mais no artigo!

Não há como negar: tomar boas decisões financeiras é uma ação que irá impactar sua qualidade de vida a longo prazo. Portanto, ao fazer a análise do seu planejamento econômico, é preciso considerar diversos pontos, como o seu perfil de investidor e a sua expectativa de retorno.

Para que seja mais fácil entender o que é esse conceito e como é possível fazer escolhas conscientes quando o assunto é a sua segurança financeira, continue a leitura deste artigo!

O que são decisões financeiras?

As decisões financeiras são entendidas como escolhas que você faz ao lidar com o seu dinheiro. Elas podem se relacionar com diversas situações como investimentos e financiamentos, ou com os tipos de reservas econômicas que você escolhe fazer ou não. 

Na prática, essa ação busca ajudá-lo a atingir seus objetivos, sejam eles quais forem, da melhor forma possível.

Como tomar uma decisão financeira? 

Existem duas formas de pensar que acabam influenciando como tomar uma decisão financeira, afinal, o nosso cérebro também se comporta de formas distintas, pois tem duas configurações de funcionamento. 

É o que o ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2002, Daniel Kahneman, chamou de configurações de Sistema 1 e Sistema 2.

A primeira delas é o que é possível chamar de modo “piloto automático”. Ou seja, o pensamento está condicionado a ter em ideias e projetar comportamentos que funcionaram no passado, se apoiando em associações simples.

Na maioria das vezes em que é preciso tomar decisões financeiras as pessoas usam o Sistema 1, que exige pouco esforço de raciocínio e o resultado são escolhas mais suscetíveis a erros.

Já a segunda maneira diz respeito ao pensamento analítico e estratégico. É quando você se foca em observações de longo prazo, prevendo possíveis percalços no caminho e também planos de ação para superá-los. 

O Sistema 2, é mais lento, mas permite verificar todos os elementos envolvidos em uma situação com cautela. Ele traz a sensação de que você é o agente da ação, o protagonista. Além disso, ele desperta o senso de responsabilidade, o que faz com que você seja mais cauteloso.

Funciona basicamente assim: 

Infográfico - formas de pensar: dois sistemas

A boa notícia é que precisamos desses dois modos de pensar. O primeiro para escolhas mais corriqueiras como colocar açúcar no café ou não ou levar o guarda-chuva para o trabalho.

O segundo, no entanto, é o que devemos usar para tomar uma decisão financeira. Quando estiver pensando em como fazer uma escolha de vida, use o Sistema 2. Isso porque o modo analítico visa garantir o seu bem-estar e mais segurança para o seu futuro.

 O que influencia as decisões financeiras?

Como já visto ao longo do artigo, existem dois modos de pensar e cada um deles influencia as decisões financeiras que você irá tomar. Mas, além deles, existem outros fatores que podem interferir nas suas escolhas como: 

  • os sentimentos;  
  • as emoções;
  • a falta de dinheiro ou de educação financeira; 
  • e não contar com o apoio de um consultor de investimentos.

Quais são as principais decisões financeiras?

Agora que você já sabe o que são decisões financeiras, como tomá-las e o que pode influenciá-las, pode ser que queira entender quais são as principais escolhas existentes. 

Veja, a seguir, mais sobre os tipos principais:

 Decisões a curto prazo

São aquelas que precisam de nossa atenção, mas que falam de metas “menores”, como a compra de um celular novo, de um sofá ou de um refrigerador. Na prática, como o nome já sugere, é uma escolha que não terá um impacto tão significativo no seu orçamento.

 Decisões a longo prazo

Já esse tipo fala de objetivos grandes, como a compra de uma casa, um carro ou a realização de uma viagem. Assim, normalmente, elas envolvem aplicações a longo prazo, que colocam o seu dinheiro para trabalhar para você, a exemplo da previdência privada. 

Por isso, se essas metas estão no seu horizonte, não deixe de tomar uma decisão financeira analítica e estratégica!

Aproveite e veja mais sobre as vantagens de investir em previdência privada!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev