Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Organização Financeira: como planejar minha aposentadoria?

Já se perguntou “como planejar minha aposentadoria?”. Essa pergunta é essencial para quem busca viver a terceira idade com conforto e segurança financeira. Quanto mais cedo iniciar esse planejamento, melhor! Saiba como fazer essa programação com ajuda da Brasilprev!

Na década de 40, a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos. Com o avanço da ciência e da tecnologia, esse tempo cresceu de forma significativa e, hoje, as pessoas nascidas no Brasil podem viver, em média, mais de 76 anos. O aumento da longevidade, sem dúvidas, é muito positivo, mas também exige mais organização na saúde e nas finanças! É aí que você deve se perguntar: como planejar minha aposentadoria?

A aposentadoria é uma prestação previdenciária, uma remuneração recebida pelo trabalhador aposentado, e é o que justamente irá permitir aproveitar os anos futuros com qualidade. Porém, para isso, a diretora executiva da Rede Longevidade, parceira da Brasilprev, Michelle Queiroz, salienta que é preciso haver uma preparação prévia.

“Se você tem 18, 30 ou 40 anos, quanto antes você começa a enxergar os impactos que as suas decisões vão gerar na sua longevidade, na sua construção futura, melhor. Para viver mais, eu também preciso ter um planejamento financeiro que contemple mais vida”, explica.

Então, quer saber mais sobre o assunto e entender como fazer esse planejamento pessoal e familiar do seu dinheiro para o futuro? Neste artigo você verá:

  • como planejar minha aposentadoria? 3 dicas para se programar!
  • quanto devo poupar por mês para aposentadoria?
  • como planejar minha aposentadoria — veja como criar um plano de previdência com a Brasilprev!

Como planejar minha aposentadoria? 3 dicas para se programar!

O desejo de se preparar financeiramente para o futuro e aproveitar a terceira idade com tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. Diante disso, é comum que você se pergunte: como planejar minha aposentadoria?

Primeiro é importante refletir sobre como você quer aproveitar esses anos de vida. Não basta apenas ter dinheiro guardado para arcar com contas e outras despesas básicas do dia a dia. Sabemos, por exemplo, que pessoas mais idosas necessitam de uma maior atenção e cuidado médico. Além disso, essa programação das suas economias deve levar em consideração filhos, cônjuge e outros integrantes da família.

Por isso, quanto mais cedo você der início a essa jornada de investimentos para construir uma boa reserva financeira, melhor. Porém, nunca é tarde para desenvolver um novo hábito e, para te auxiliar nesse projeto de longevidade, existem os planos de previdência privada.

Confira algumas dicas de como criar um plano de aposentadoria!

1. Comece a se planejar cedo

Já dissemos isso aqui, mas vale a pena reforçar que começar a investir na sua na previdência com antecedência é a melhor decisão. Ao iniciar esse investimento cedo, menor será o valor da quantia mensal que você precisará aplicar. Além disso, o seu retorno financeiro será muito maior no futuro.

2. Defina os seus objetivos

Todo planejamento começa a partir de um objetivo e não há porquê ser diferente com a sua aposentadoria. O primeiro passo é saber onde você quer chegar. Então, reflita sobre pontos como:

  • quando você pretende se aposentar;
  • qual valor deseja receber;
  • onde e como você deseja viver;
  • que sonhos quer realizar.

3. Mantenha a regularidade dos seus aportes financeiros

É muito importante manter os aportes financeiros frequentes e a regularidade nos seus investimentos. Não adianta investir muito em um mês e depois deixar o assunto de lado. Lembre-se que construir o hábito de reservar esse valor é crucial para garantir a sua estabilidade futura.

Quanto devo poupar por mês para aposentadoria?

Depois de se perguntar “como planejar minha aposentadoria?”, a pergunta mais comum de se fazer é “quanto devo poupar por mês para aposentadoria?’. Aposto que acertei! Com os seus objetivos em vista, é hora de calcular o valor que você precisará acumular para viver com tranquilidade no futuro.

Para isso, você terá que subtrair o seu gasto mensal de hoje do valor da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dessa forma, você saberá o quanto vai precisar para fechar a conta.

Na hora de colocar os números no papel, não pense em quanto será o seu salário daqui 10, 20 ou 30 anos. Trabalhe com valores reais (com o que você recebe no presente). Caso ocorra um aumento no percurso, é só refazer as contas.

Uma grande questão é que não sabemos quanto iremos ganhar de aposentadoria para fazer a subtração, mas é possível considerar que mais de 50% das pessoas recebem um salário mínimo. Em média, os brasileiros recebem R$ 1.550 por mês e o teto do INSS hoje é de R$ 7.087,22. Por isso, é tão importante contar com outros rendimentos para ter mais segurança financeira para a longevidade, como a previdência privada.

Como planejar minha aposentadoria — veja como criar um plano de previdência com a Brasilprev!

Até aqui deu para perceber como é importante refletir sobre “como planejar minha aposentadoria?”, certo? E na Brasilprev você encontra a modalidade de plano de previdência privada mais adequada para você e os seus planos de vida futuros. Aqui, há duas categorias principais:

Depois de escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades, você também deve avaliar o melhor tipo de tributação pelo Imposto de Renda (IR). Na Brasilprev, há duas alternativas:

  1. progressivo: quando for resgatar o seu dinheiro ou resgatá-lo em renda. Com retenção de 15% do IR na fonte e compensação na declaração anual com base na tabela em vigor;
  2. regressivo: o percentual a ser tributado começa em 35% e depois de dez anos cai para 10%, sendo uma excelente escolha para um planejamento a longo prazo (e é esse o objetivo!).

Além disso, o seu plano de previdência pode ser composto por vários tipos de fundos de investimentos, de renda fixa a multimercado. Mas, calma, se você não faz ideia do que esses termos significam, não se preocupe. Na Brasilprev, você conta com o apoio de especialistas financeiros que vão entender o seu perfil de investidor para recomendar a melhor carteira de investimentos para o seu desejo de longevidade.

Viu só como pensar sobre “como planejar minha aposentadoria” é importante? O assunto pode parecer um pouco complicado, mas há um jeito simples de encontrar o melhor plano de investimento para você e para a sua família, é só acessar o site da Brasilprev e fazer uma simulação gratuita.

É bem rapidinho, basta preencher algumas informações pessoais, como:

  • sua idade atual;
  • idade que deseja se aposentar;
  • seu gênero (masculino ou feminino);
  • quanto deseja contribuir mensalmente;
  • o valor que espera receber de renda;
  • quanto quer acumular no final do investimento;
  • e se você já possui uma reserva financeira e deseja investi-la no seu plano de previdência.

Depois disso é só clicar no botão “simular” e pronto! Muito fácil, não é? Então, não perca mais tempo pensando em “como planejar minha aposentadoria?”, comece a agir em prol da sua longevidade! Acesse agora o nosso site e encontre o melhor plano de previdência privada para os seus objetivos de vida!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev