Sustentabilidade: o que aprender com povos indígenas?
Das técnicas milenares aos dias atuais: no dia nacional que celebra a existência dos povos originários do país, o que devemos refletir para preservar o meio ambiente?
Há 525 anos, as terras brasileiras são habitadas por povos indígenas – cuja cultura baseia muito do que somos enquanto sociedade – as raízes da língua, os hábitos, a culinária e até mesmo artes e religiosidade. Os ensinamentos frequentes das diversas tribos que aqui ocuparam – e ainda ocupam – seus espaços hoje são heranças valiosas.
Mas um comportamento que é frequentemente associado a este grupo é a relação de cuidado e preservação do meio ambiente, ao estabelecer práticas respeitosas no manejo com a natureza.
Preservar, cuidar e reconstruir: a manutenção da flora brasileira
Segundo estudo do Instituto Socioambiental, somente as terras indígenas são responsáveis pela proteção de 20,3% das florestas no Brasil. Se ampliarmos esse recorte para outras áreas de preservação, como territórios quilombolas e unidades de conservação, esse número salta para 30,5%, ou seja, mais de um terço de todas as florestas nacionais.
Na visão do governo brasileiro, em artigo assinado por Wesley Kettle, tais atitudes possuem uma explicação: “Eles veem a natureza como um ser vivo, com o qual mantêm uma relação recíproca, e reconhecem a importância de protegê-la para as gerações futuras”, explica.
Em janeiro de 2023, também atingimos um marco histórico para o país, a criação do primeiro Ministério dos Povos Indígenas, liderado por Sônia Guajajara.
Como construir o futuro
Inspirada pelas práticas sustentáveis ensinadas pelos povos originários e tradicionais, a Brasilprev trabalha ações ASG alinhadas aos objetivos de proteger, preservar e reconstruir o meio ambiente, por meio de ações como:
Emissões de escopo 2 zeradas: a companhia adquiriu i-RECS (Certificados Internacionais de Energia Renovável) capazes de atestar que todo o consumo de energia elétrica vem de fontes de energia limpa ou renovável.
Financiamento de projetos ambientais de compensação de CO2: em 2024, em mais um ano de parceria entra a Brasilprev e a Sustainable Carbon, compensamos 388 toneladas de CO2 das emissões não evitáveis com o apoio ao projeto Gomes de Mattos em Crato/CE. Desta forma, cumprimos a meta dos nossos compromissos com a sustentabilidade.
Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica: além do incentivo à cultura ao patrocinar o filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, uma parceria entre Brasilprev, Iniciativa Verde e Biônica Filmes viabilizou 500 novas árvores de diversas espécies na Fazenda da Toca, localizada em Itirapina/SP.
Ações de ecoeficiência: implementamos a substituição dos descartáveis por itens reutilizáveis, regime de trabalho híbrido, reciclagem correta de resíduos, sensores de controle de eletricidade e água e reuniões em formato online, que evitam deslocamentos ou viagens desnecessárias.
Como levar para a rotina?
Se quiser contribuir também, algumas ações simples de inserir no seu dia-a-dia:
• Opte por garrafas e canecas reutilizáveis;
• Prefira alimentos in natura em lugar dos processados em embalagens plásticas;
• Apoie a moda sustentável;
• Descarte corretamente o lixo, separando orgânicos de recicláveis;
• Reduza o desperdício de água.
Conhecer a história, implementá-la e aprimorá-la é fundamental para construirmos um futuro onde o meio ambiente possa ser protagonista.
Gostou? Veja notícias similares
Celebrando a resistência e a cultura afro-brasileira
A Importância do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa: Uma Aventura pela Preservação da Natureza
Prepare-se para embarcar em uma aventura emocionante com o personagem clássico de Maurício de Souza!
A sustentabilidade é urgente! Práticas de conservação ambiental no dia a dia garantem a longevidade
Ter uma rotina de cuidados com o meio ambiente contribui para a saúde do planeta e seus indivíduos