Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Como saber a hora de se aposentar?

Existe hora de se aposentar? Começar a se planejar e refletir sobre esse momento com antecedência é o segredo para um futuro mais tranquilo. Saiba mais no artigo!

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, é comum ficar em dúvida sobre a hora de se aposentar. Afinal, se as pessoas estão expandindo a sua longevidade, é natural permanecer por mais tempo no mercado de trabalho. Um exemplo prático disso é que por muitas décadas a idade de solicitar o benefício no país se manteve em 55 anos. Porém, essa regra sofreu alterações. Você está por dentro das mudanças?

Mas para além das questões burocráticas de quando “pedir as contas” ou não, existe uma série de outros fatores a considerar para tomar essa decisão. Até porque nem sempre a aposentadoria é sinônimo de “parar de trabalhar”.

Então, está precisando de uma “forcinha” para se planejar para esse futuro? Neste artigo, você poderá ler sobre:

  • o que é a velhice;
  • quando é hora de se aposentar;
  • regras e cálculos para pedir a sua aposentadoria.

O que é velhice?

Entender a hora de se aposentar mais adequada para você também passa pela necessidade de desconstruir a visão comum que existe sobre a velhice. Afinal, esse benefício costuma ser solicitado nesta fase da vida, não é?

Ficar “idoso” nada mais é do que um processo natural do nosso corpo, de mudanças biológicas que são provocadas nele com o passar dos anos. Mas as rugas, linhas de expressão e cabelos brancos não precisam significar fragilidade, decadência ou até mesmo “dizer adeus ao trabalho”.

Hora de se aposentar: o que é velhice?

Isso é o que defende o autor do livro Longevidade Inteligente, palestrante TEDx, professor e fundador do portal Revolução Prateada, Alexandre Correa. Para o especialista, não existe uma régua universal para dizer o que seja velho ou não, “principalmente agora que a gente está vivendo cada vez mais e com mais qualidade de vida também”.

Ele lembra, inclusive, que a ideia de “envelhecer” varia de acordo com a cultura de cada lugar. Por exemplo, na sociedade japonesa ter uma idade avançada é sinônimo de sabedoria.

“Do ponto de vista biológico, velho é quem venceu, quem sobreviveu ao teste do tempo. Do ponto de vista individual, velho é quem é mais velho do que eu. O velho é sempre o outro”, complementa.

Assista a entrevista completa com o especialista no vídeo abaixo:

Quando é hora de se aposentar?

Se a velhice é relativa, quando é hora de se aposentar? É natural ficar mais pensativo sobre o tema quando a merecida aposentadoria está próxima de ser conquistada, seja por tempo de trabalho ou por contribuição.

Mas quanto antes começar a pensar e se planejar para esse momento, melhor. Até porque, tendo em vista o aumento da longevidade da população, é importante se organizar para garantir que você terá condições de viver essa fase com segurança financeira e conforto suficiente com aqueles que você ama.

É claro que os seus planos podem mudar lá na frente. Hoje, você pode encarar a hora de se aposentar como uma oportunidade de descansar do trabalho, viver novas experiências e curtir a família. Porém, quando esse dia chegar, talvez essa percepção já não seja a mesma e você se sinta apto e enérgico o suficiente para continuar colocando a “mão na massa”.

Além disso, tem o fator da idade. Talvez alguém com 70 anos pareça velho o bastante para se aposentar do trabalho na sua concepção atual. Porém, será que essa visão será a mesma quando você atingir essa idade?

Pare e reflita, por exemplo, sobre o que era alguém “mais velho” para você na infância. Certamente, qualquer pessoa na fase adulta cumpria com os requisitos necessários para ser colocado nesse local da sua mente. É bem possível que esse pensamento seja bem diferente do que você encara agora como “velhice”.

Quando é a hora de se aposentar?

E essas percepções só tendem a mudar com o tempo. Por isso, não existe resposta certa sobre qual a hora de se aposentar. É importante olhar para dentro de si e buscar compreender quais fatores são essenciais para te levar a fazer essa escolha.

Além do autoconhecimento, esse momento de optar por se aposentar, parando de trabalhar ou não, exige uma reflexão mais racional. É preciso se perguntar, se você já possui o aporte financeiro necessário para aproveitar a sua longevidade sem preocupações, especialmente, se a sua decisão for fechar as portas para o mercado de trabalho.

Optar por um plano de previdência privada na juventude pode te ajudar a alcançar esse objetivo com mais agilidade. Esse tipo de investimento servirá no futuro como um adicional ao benefício que você receberá do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria aos trabalhadores brasileiros.

Regras e cálculos para pedir a sua aposentadoria

Hora de se aposentar: regras e calculos

Agora que você já sabe quais fatores considerar para saber a hora de se aposentar, também é importante ficar por dentro das novas regras desse benefício. No Brasil, alguns critérios foram alterados com a Reforma da Previdência — Emenda Constitucional nº 103, de 2019.

As idades e prazos de contribuição atuais para requisitar a sua aposentadoria são:

  • mulheres — a partir dos 62 anos ou 15 anos de contribuição;
  • homens — 65 anos ou 20 anos de contribuição;
  • servidores públicos federais — vale a idade geral estabelecida para homens e mulheres, porém, o tempo mínimo de contribuição é de 25 anos, com 10 no serviço público e 5 no cargo em que se dará a aposentadoria;
  • professoras — 25 anos de contribuição mais idade mínima de 57 anos;
  • professores — 25 anos de contribuição mais idade mínima de 60 anos;
  • policiais — podem se aposentar aos 55 anos, independente do gênero. Porém, é preciso ter 30 anos de contribuição e 25 anos efetivos no exercício da função;
  • trabalhadores rurais — são 15 anos de contribuição e idade mínima de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens.

Então, agora você já sabe que para decidir a hora de se aposentar, é importante considerar aspectos pessoais e financeiros para tomar uma decisão da qual não vai se arrepender, sem contar, claro, as idades mínimas e o tempo de contribuição.

É válido relembrar também que esse planejamento não precisa ser deixado para última hora, quanto antes iniciar essa preparação, melhor. Que tal começar hoje mesmo? Aproveite e veja como organizar a sua aposentadoria.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev