Você já parou para pensar a importância que o CONHECIMENTO tem na sua vida?
Desde criança uma das coisas que mais nos impulsiona é o aprendizado. Não só aquele básico, que diz respeito a andar, falar e comer sozinho. Mas, o aprendizado cognitivo, que começa com o encaixe de blocos, passa pelos anos escolares e não tem hora para acabar.
Com o advento da longevidade, cada vez mais está se discutindo a necessidade de manter as antenas do saber sempre ligadas, tanto que existe até um termo para definir essa tendência: Lifelong learners. Que, em tradução livre, significa “aquele que aprende por toda a vida”.

A fim de debater sobre esse tema tão em alta, o Longevidade em Ação recebeu dois convidados muito especiais, com idades, perfis e currículos diferenciados, mas com uma coisa em comum: o conhecimento e a paixão pela maturidade.
Maria Zilda Gurgel, professora e fundadora da Universidade sem Fronteiras e William Fiori, professor e fundador do podcast Gerocast Brasil formaram o painel: Qual o espaço que a busca pelo conhecimento ocupa na sua vida? comandado por Renato Padredi, responsável na Brasilprev por soluções para a longevidade, e a conversa foi tão inspiradora que merece ser destacada neste blog em seus momentos mais marcantes.
“Eu tenho alunas com mais de 94 anos em sala de aula que me acompanham desde o primeiro curso que eu fiz, e que são lúcidas. Eu acho isso fantástico! Esse amor pela vida. Mas, por quê? Porque (dessa forma) eu construo sonhos, construir e realizar sonhos possíveis, concretos, que eu possa continuar a crescer.”
“Na Universidade Sem Fronteiras nós temos 3 pilares. Um deles é que nunca é tarde para aprender, crescer, amar e realizar sonhos. O segundo pilar é que toda realidade é transformável. Mas é preciso abraçar (a dificuldade) e transformar o que é dor em conhecimento. É crescer “apesar de”. Isso é importantíssimo! Outro pilar é que ninguém cresce sozinho. Eu preciso do outro para florescer.”
Não deixe de assistir ao vídeo para ter contato com outras pérolas dessa mulher maravilhosa que, aos 79 anos, apresenta inteligência e carisma inigualáveis.
Agora, vamos ao destaque da participação de William Fiori, o fundador da plataforma Maturidade 2.0 e do podcast que já pôs no ar mais de 500 programas e conta com o impressionante número de mais de 70 mil downloads, comprovando o sucesso absoluto do Gerocast Brasil, programa voltado a pessoas longevas que são, inclusive, os responsáveis pelas pautas da maioria dos episódios.
“Eu dou aula na faculdade do hospital Albert Einstein e eu sempre faço uma pergunta, para todos os alunos, em todas as turmas, uma pergunta que a minha avó me fez: Como que você se imagina aos 90 anos? Mas você tem que se programar para chegar até lá. É importante a gente começar a se perguntar e entender que tipo de envelhecimento a gente vai ter.”
Essa fala do William tem tudo a ver com o lema da Brasilprev que diz que “Viver intensamente hoje não nos impede de planejar o futuro”. Principalmente se a busca constante pelo conhecimento for tão cotidiana em nossas vidas, quanto nos alimentar.
Conhecimento também é alimento e, portanto, também nos deixa fortes, saudáveis e em constante crescimento.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.