Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada

Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.

Sejamos sinceros: você com certeza já se perguntou como funciona o rendimento da previdência privada! E convenhamos que a rentabilidade realmente é importante, não é mesmo? Só que ela pode gerar dúvidas em alguns momentos — especialmente em períodos de crise como o atual.

Neste caso, os planos de previdência privada são uma excelente opção de investimento para o futuro. E quando falamos de investimento, é preciso tempo, dedicação e paciência para fazer aquele dinheiro tão importante render.

Chega de dúvidas: abaixo, você vai entender “tim-tim por tim-tim” da rentabilidade do seu plano. E, de quebra, poderá ampliar seu entendimento com um conteúdo feito especialmente por nossos especialistas para você. 

3 curiosidades sobre rendimento da previdência privada 

Quando o assunto é rendimento da previdência privada existem muitos questionamentos por isso, tenha algumas das dúvidas mais frequentes respondidas:

1. Por que a Previdência Privada não é uma “poupança melhorada”?  

Porque a previdência privada e uma poupança são investimentos com objetivos diferentes.

Na poupança, o foco está em acumular uma reserva para o curto prazo. Como no caso de uma emergência, sabe? Ela é isenta de Imposto de Renda e rende até 70% da taxa Selic. O objetivo não é rendimento, mas segurança e baixíssimo risco.

Já na previdência privada, você acumula recursos para o longo prazo. Ela é conhecida por ser voltada à aposentadoria, porém, é uma excelente opção para investir. Seu rendimento está atrelado a fundos de investimento, que podem ser ajustados ao decorrer do tempo para otimizar rentabilidades e/ou preservar seu patrimônio.

2. Por que investir tem muito mais a ver com tempo do que com dinheiro?

Porque o mercado (e os investimentos) premiam mais quem tem mais paciência.

Seu plano é um investimento de longo prazo. Assim, ele acompanha o “sobe e desce” do mercado. Por isso, na hora que os preços oscilarem para baixo, nada de pânico. São movimentos absolutamente normais. A tendência sempre observada, depois disso, é de recuperação.

Lembre-se: quanto mais tempo seu plano ficar investido, maior será o retorno esperado.

3. Por que mirar no longo prazo pede paciência e sabedoria? 

Porque isso é saber valorizar o “logo mais” que só o futuro proporciona. Quando o assunto é dinheiro, é preciso equilibrar, sempre que possível, aquela quantia que você irá usar agora, aquela que você guardará para uma emergência e outra para investir no seu futuro.

Com a sua previdência privada, é preciso ter paciência e sabedoria para fazer as melhores escolhas para o seu amanhã. E, para isso, é importante ter serenidade e resiliência. Se a aplicação rendeu negativo hoje, tenha calma: em breve ela se recupera e supera os resultados anteriores. E assim seu rendimento vai se formando com o tempo.

Conheça o simulador de previdência privada

Além de te ensinar sobre rendimento da previdência privada, a Brasilprev também possibilita que você tenha maior previsibilidade sobre o seu futuro em poucos passos. Informe a sua idade, renda atual e planeje a sua renda no simulador de previdência privada!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev