3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Sejamos sinceros: você com certeza já se perguntou como funciona o rendimento da previdência privada! E convenhamos que a rentabilidade realmente é importante, não é mesmo? Só que ela pode gerar dúvidas em alguns momentos — especialmente em períodos de crise como o atual.
Neste caso, os planos de previdência privada são uma excelente opção de investimento para o futuro. E quando falamos de investimento, é preciso tempo, dedicação e paciência para fazer aquele dinheiro tão importante render.
Chega de dúvidas: abaixo, você vai entender “tim-tim por tim-tim” da rentabilidade do seu plano. E, de quebra, poderá ampliar seu entendimento com um conteúdo feito especialmente por nossos especialistas para você.
3 curiosidades sobre rendimento da previdência privada
Quando o assunto é rendimento da previdência privada existem muitos questionamentos por isso, tenha algumas das dúvidas mais frequentes respondidas:
1. Por que a Previdência Privada não é uma “poupança melhorada”?
Porque a previdência privada e uma poupança são investimentos com objetivos diferentes.
Na poupança, o foco está em acumular uma reserva para o curto prazo. Como no caso de uma emergência, sabe? Ela é isenta de Imposto de Renda e rende até 70% da taxa Selic. O objetivo não é rendimento, mas segurança e baixíssimo risco.
Já na previdência privada, você acumula recursos para o longo prazo. Ela é conhecida por ser voltada à aposentadoria, porém, é uma excelente opção para investir. Seu rendimento está atrelado a fundos de investimento, que podem ser ajustados ao decorrer do tempo para otimizar rentabilidades e/ou preservar seu patrimônio.
2. Por que investir tem muito mais a ver com tempo do que com dinheiro?
Porque o mercado (e os investimentos) premiam mais quem tem mais paciência.
Seu plano é um investimento de longo prazo. Assim, ele acompanha o “sobe e desce” do mercado. Por isso, na hora que os preços oscilarem para baixo, nada de pânico. São movimentos absolutamente normais. A tendência sempre observada, depois disso, é de recuperação.
Lembre-se: quanto mais tempo seu plano ficar investido, maior será o retorno esperado.
3. Por que mirar no longo prazo pede paciência e sabedoria?
Porque isso é saber valorizar o “logo mais” que só o futuro proporciona. Quando o assunto é dinheiro, é preciso equilibrar, sempre que possível, aquela quantia que você irá usar agora, aquela que você guardará para uma emergência e outra para investir no seu futuro.
Com a sua previdência privada, é preciso ter paciência e sabedoria para fazer as melhores escolhas para o seu amanhã. E, para isso, é importante ter serenidade e resiliência. Se a aplicação rendeu negativo hoje, tenha calma: em breve ela se recupera e supera os resultados anteriores. E assim seu rendimento vai se formando com o tempo.
Conheça o simulador de previdência privada
Além de te ensinar sobre rendimento da previdência privada, a Brasilprev também possibilita que você tenha maior previsibilidade sobre o seu futuro em poucos passos. Informe a sua idade, renda atual e planeje a sua renda no simulador de previdência privada!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.