Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Aproveite as delícias da Páscoa sem comprometer o orçamento

A troca de ovos de chocolate é uma doce tradição, mas que pode ter um preço salgado se não houver planejamento. Veja como economizar sem deixar de comemorar a data com a família e amigos!

Uma boa notícia para a Páscoa de 2024 é que, segundo o Procon-SP, o preço médio do quilo dos ovos de chocolate caiu 15,52% em comparação ao ano anterior. Porém, garantir valores em conta requer muita pesquisa, já que os preços podem variar 159,08% dependendo da loja.

Agora que você já sabe que bater perna atrás das melhores promoções é o segredo, veja mais táticas para aproveitar uma das épocas mais deliciosas do ano sem transformar o coelho da Páscoa em vilão do orçamento.

As melhores escolhas para economizar na Páscoa

Algumas escolhas simples na hora da compra podem transformar a sua conta final. A primeira dica é clássica e sempre válida: você já pensou em trocar ovos por barras de chocolate? A maior parte dos adultos importa-se com o gesto que a troca representa e com o sabor. As barras acabam sendo mais baratas porque possuem uma embalagem mais simples, são produtos vendidos o ano inteiro, e por isso não sofrem com a sazonalidade, além de serem tão saborosas quanto o ovo tradicional.

Uma outra alternativa é priorizar qualidade em vez da marca do produto. Os ovos das marcas tradicionais são facilmente encontrados e costumam estar em evidência nas prateleiras, só que nem sempre isso significa que são superiores no quesito sabor e qualidade dos ingredientes. Olhe para o lado, para todas as opções possíveis e escolha aquela que o seu paladar e o seu bolso irão gostar.

A última dica sobre escolhas na Páscoa trata-se de valorizar o pequeno comércio. Como dito antes, desde que feito com ingredientes de qualidade, os ovos de chocolate não precisam ser de alguma marca famosa para serem apreciados. Pesquisa se na sua região não há um pequeno comércio ou algum doceiro profissional que esteja vendendo nesta Páscoa. Por ser um negócio menor, é muito mais fácil de você atestar a qualidade da produção e ainda consegue surpreender quem recebe com um ovo exclusivo que não será encontrado em qualquer lugar.

Páscoa não é só chocolate!

Uma visão ampla de todos os seus gastos pode evitar muitas surpresas no fim do mês. Quer ver um exemplo?

Digamos que você comprou ovos de chocolate para toda a sua família. Para entregá-los você decide fazer um almoço no domingo de Páscoa. Você colocou na ponta do lápis o que vai gastar com essa reunião?

Existem receitas tradicionais dessa época e elas são impactadas diretamente pelo preço dos alimentos. Alguns vegetais podem ter aumento de preço devido às mudanças climáticas. O bacalhau, outra tradição, costuma ser importado, o que aumenta o preço. E temos também o exemplo do azeite que vive uma crise mundial de abastecimento e tem tido um aumento significativo no preço.

Ter todos esses gastos adicionais em mente fará da sua Páscoa muito mais doce e sem indigestão ao ver as dívidas depois.

Escolhas financeiras estão presentes em todas as épocas do ano

Datas comemorativas vêm e vão e se repetem todos os anos, por isso, a melhor estratégia para se manter sempre dentro do orçamento é trabalhar do crescimento da sua educação financeira. Assim você não vive no aperto e terá, Páscoa, férias escolares, Dia das Crianças, Natal e vários outros momentos importantes sob controle, com tempo e dinheiro de sobra para o que mais importa: a companhia das pessoas que você ama.

Conte com a Brasilprev na construção de uma vida financeira saudável, que tal planejar não só os próximos meses, mas também os próximos anos da sua vida? A previdência privada é melhor opção. Conheça mais!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev