As 4 perguntas para definir o seu plano de previdência
Para fazer o melhor investimento na hora de contratar um plano de previdência existem alguns pontos básicos que você precisa decidir.
Planejar o seu futuro financeiro é uma tarefa cada vez mais necessária devido à tendência global de aumento da expectativa de vida. Isso quer dizer que nas próximas décadas as pessoas mais velhas serão a maioria. E, para garantir uma longevidade tranquila, nada melhor do que se preparar agora!
A previdência privada é uma grande aliada nessa missão e é muito mais do que apenas uma aposentadoria. Por meio de um plano como o da Brasilprev, você pode planejar o seu futuro e da sua família. Benefício de risco, sucessão patrimonial e redução de imposto de renda, são algumas possibilidades desse investimento.
Porém, antes de contratar um plano, você precisa responder algumas perguntas para garantir que suas aplicações estejam de acordo com as suas metas.
1 Você está pagando ou restituindo o Imposto de Renda?
Ao responder essa pergunta, fica mais fácil decidir por um dos tipos de previdência privada disponíveis no mercado, a PGBL ou VGBL.
De um modo geral, se você está pagando Imposto de Renda a PGBL pode ser mais interessante, pois ajuda na redução, desde que seja feita a declaração completa. Agora, se você está restituindo, a melhor opção pode ser a VGBL e nela você pode fazer a declaração simples.
Se você não entende a diferença entra as duas modalidades, não se preocupe que a gente explica! PGBL é uma sigla para “Plano Gerador de Benefício Livre” e VGBL significa “Vida Gerador de Benefício Livre”.
Para efeito de Imposto de Renda, o VGBL funciona como um fundo tradicional de ações ou renda fixa: você só pagará Imposto de Renda sobre os rendimentos. Já em um PGBL, você pagará o IR sobre o montante total resgatado ou recebido sob a forma de renda. Mas, há uma contrapartida importante quando você aporta no PGBL: no ato do investimento no plano, você receberá o IR de volta sobre aquele montante aportado ao declará-lo no ano seguinte.
2 Para quem é o plano de previdência?
A previdência privada é um mundo de possibilidades que podem ser exploradas de acordo com o seu objetivo. Você pode ter, por exemplo, um plano para acumular recursos para a sua aposentadoria e ter mais segurança financeira durante a longevidade.
Outra forma de utilizar o seu Brasilprev é para facilitar a sucessão patrimonial, uma vez que os planos de previdência privada não entram em inventário.
Já se você tiver filhos, uma ótima escolha é fazer um plano Júnior e investir desde cedo nos sonhos para o futuro da criançada.
Independente da sua opção, a previdência privada sempre terá um produto ideal para o seu perfil e você terá ajuda especializada para escolher a melhor oportunidade.
3 Quanto você quer contribuir mensalmente?
É possível investir sem comprometer orçamento e para isso, ao contratar um plano de previdência, terá que responder com quanto quer contribuir. Só que o melhor disso é que você pode mudar esta decisão a qualquer momento. Se você mudou de emprego, aumentou ou diminuiu a sua renda e quiser modificar o valor mensal, você pode fazer isso a qualquer momento, desde que não ultrapasse o mínimo de R$ 100,00.
Além das contribuições mensais, o pulo do gato para colher bons frutos do seu plano de previdência são os aportes esporádicos. Sabe aquele bônus que você ganhou no trabalho? O décimo terceiro? Tudo pode ser revertido para os seus investimentos e, consequentemente, aumentando os seus rendimentos.
4 – Qual a sua estratégia de fundos?
Essa pergunta pode ser difícil se você não é da área de finanças, mas a resposta é mais simples do que você imagina! Sua previdência pode ser composta por fundos de renda fixa, fundos de renda variável ou uma mistura dos dois, os chamados fundos multimercado. Cada um deles traz um tipo de retorno, diretamente ligado ao tipo de risco de cada um deles; quanto maior o risco, maior a possibilidade de alcançar uma rentabilidade maior.
Porém, se você não tem afinidade com esse tipo de decisão, pode contar com uma grande ajuda. Na Brasilprev, você tem disponíveis carteiras de investimento sugeridas por profissionais especializados, que estão sempre em busca das melhores oportunidades de rendimento para os clientes. Assim você economiza tempo e garante a sua tranquilidade sabendo que o seu dinheiro está trabalhando por você!
Agora que você já sabe as principais dicas para fazer a melhor escolha ao contratar um plano de previdência, que tal dar o próximo passo investir de vez no seu futuro?
Acesse no simulador de previdência privada.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.