Celebrando o Dia da Pessoa Idosa com respeito e gratidão
Conheça a importância de valorizar a terceira idade
O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteção e cuidados com a população idosa.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, e no Brasil, em 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso que, em 2022, passou a ser chamado de Estatuto da Pessoa Idosa, uma lei brasileira que garante direitos às pessoas com 60 anos ou mais, como saúde, transporte, previdência e outros. O objetivo é assegurar dignidade, respeito e amparo a essa parcela da população.
Por que celebrar?
Essas pessoas enfrentam muitos desafios, desde questões de saúde até a necessidade de inclusão social. Celebrar este dia é uma forma de reconhecer suas contribuições e promover um ambiente de respeito e dignidade. Além disso, é uma oportunidade para discutir políticas públicas que garantam seus direitos e bem-estar.
Como os mais jovens podem e devem contribuir?
Além de respeitá-los acima de tudo, existem várias maneiras de mostrar nosso apreço e apoio aos idosos. Aqui estão algumas ideias:
• Visitas e Conversas: passar tempo com idosos, ouvir suas histórias e compartilhar momentos pode fazer uma grande diferença.
• Voluntariado: participar de programas de voluntariado em lares de idosos ou centros comunitários.
• Educação e Conscientização: promover campanhas que informem sobre os direitos dos idosos e combatam o preconceito etário.
Combata o Etarismo
Etarismo é a discriminação ou preconceito contra pessoas com base na idade. Apesar de também afetar os mais jovens, é mais comumente direcionado aos idosos. O etarismo se manifesta de várias formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam estereótipos negativos sobre a idade.
Por exemplo, um idoso pode ser tratado de forma condescendente ou ser excluído de oportunidades de emprego simplesmente por causa da sua idade. Isso não só afeta o bem-estar e a autoestima dessas pessoas, mas também pode ter sérias consequências para a saúde e os direitos humanos.
Combater o etarismo é essencial para promover uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as idades são valorizadas e respeitadas.
O Dia do Idoso é mais do que uma data no calendário; é um lembrete de que todos nós envelhecemos e que o respeito e a gratidão pelos mais velhos devem ser constantes em nossas vidas. Vamos celebrar e valorizar aqueles que tanto contribuíram para a sociedade!
A Brasilprev valoriza quem já passou dos 60 e reconhece a importância que essas pessoas têm na sociedade. Como trabalharmos pelo futuro dos brasileiros, apoiamos o “Poder Grisalho” através de nosso projeto Longevidade em Ação que você pode conhecer mais, clicando aqui.
A companhia também se orgulha de ter recebido o certificado “Empresa que Cuida do Idoso”, concedido pela “Vila São Vicente de Paulo”, uma instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade em Catanduva – SP e tem uma parceria com a Brasilprev desde 2023.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.