Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Celebrando o Dia da Pessoa Idosa com respeito e gratidão

Conheça a importância de valorizar a terceira idade

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteção e cuidados com a população idosa.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, e no Brasil, em 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso que, em 2022, passou a ser chamado de Estatuto da Pessoa Idosa, uma lei brasileira que garante direitos às pessoas com 60 anos ou mais, como saúde, transporte, previdência e outros. O objetivo é assegurar dignidade, respeito e amparo a essa parcela da população.

 

Por que celebrar?

Essas pessoas enfrentam muitos desafios, desde questões de saúde até a necessidade de inclusão social. Celebrar este dia é uma forma de reconhecer suas contribuições e promover um ambiente de respeito e dignidade. Além disso, é uma oportunidade para discutir políticas públicas que garantam seus direitos e bem-estar.

 

Como os mais jovens podem e devem contribuir?

Além de respeitá-los acima de tudo, existem várias maneiras de mostrar nosso apreço e apoio aos idosos. Aqui estão algumas ideias:

Visitas e Conversas: passar tempo com idosos, ouvir suas histórias e compartilhar momentos pode fazer uma grande diferença.
Voluntariado: participar de programas de voluntariado em lares de idosos ou centros comunitários.
Educação e Conscientização: promover campanhas que informem sobre os direitos dos idosos e combatam o preconceito etário.

 

Combata o Etarismo

Etarismo é a discriminação ou preconceito contra pessoas com base na idade. Apesar de também afetar os mais jovens, é mais comumente direcionado aos idosos. O etarismo se manifesta de várias formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam estereótipos negativos sobre a idade.

Por exemplo, um idoso pode ser tratado de forma condescendente ou ser excluído de oportunidades de emprego simplesmente por causa da sua idade. Isso não só afeta o bem-estar e a autoestima dessas pessoas, mas também pode ter sérias consequências para a saúde e os direitos humanos.

Combater o etarismo é essencial para promover uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as idades são valorizadas e respeitadas.

O Dia do Idoso é mais do que uma data no calendário; é um lembrete de que todos nós envelhecemos e que o respeito e a gratidão pelos mais velhos devem ser constantes em nossas vidas. Vamos celebrar e valorizar aqueles que tanto contribuíram para a sociedade!

A Brasilprev valoriza quem já passou dos 60 e reconhece a importância que essas pessoas têm na sociedade. Como trabalharmos pelo futuro dos brasileiros, apoiamos o “Poder Grisalho” através de nosso projeto Longevidade em Ação que você pode conhecer mais, clicando aqui.

A companhia também se orgulha de ter recebido o certificado “Empresa que Cuida do Idoso”, concedido pela “Vila São Vicente de Paulo”, uma instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade em Catanduva – SP e tem uma parceria com a Brasilprev desde 2023.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev