Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Como a insegurança financeira afeta a saúde mental e os cuidados que devem ser tomados

Condições mentais negativas podem estar ligadas à sua situação financeira.

De acordo com estudos recentes, o estresse financeiro, no Brasil, é uma das causas mais comuns de problemas como ansiedade (53% dos casos) e a insônia (41% dos casos). Mas também há relatos de que esse tipo de estresse também contribui para quadros mais graves de depressão e pode até impactar a saúde física.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.

O bem-estar de uma pessoa não depende apenas do aspecto psicológico e emocional, mas também de condições fundamentais, como saúde física, apoio social e condições de vida adequadas. Ou seja, além dos aspectos individuais, a saúde mental é também determinada pelos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Tratamento da saúde mental

Após a pandemia de Covid-19, o tema saúde mental ganhou força e muitas pessoas começaram a reconhecer a necessidade de acompanhamento profissional. Apesar do avanço, o tratamento para recuperação e reabilitação ainda não é totalmente acessível a todos. Segundo a OMS, mesmo entre os países mais ricos apenas um terço da população recebe cuidados formais.

Políticas públicas são necessárias assim como a conscientização individual. Identificar o problema é apenas o primeiro passo. Em seguida é preciso ter o apoio necessário para atravessar períodos de dificuldade.

O bolso pode afetar a mente

Já ficou claro que para preservar a saúde mental, é importante cuidar da saúde financeira. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ter uma previdência privada, que ajuda no planejamento do futuro e, consequentemente, na redução do estresse financeiro. Além disso, buscar ajuda profissional em caso de problemas de saúde mental e promover a conscientização sobre a importância de cuidar da cabeça e do bolso são ações fundamentais para garantir o bem-estar pessoal e coletivo.

Cuidar do corpo e da mente no presente também é a chave para uma longevidade mais saudável.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev