Como declarar seu plano de previdência privada no Imposto de Renda?
Está com dúvidas sobre como incluir seu PGBL ou VGBL no IR? Este passo a passo te ajuda a ficar em dia com a Receita
Chegou o momento de se alinhar com o fisco e, na hora de declarar seus rendimentos do ano, seu plano de previdência privada faz parte deles. E é nessa hora que bate a dúvida: como incluir essas informações na sua declaração?
Para começar, vale lembrar que as etapas serão diferentes de acordo com o tipo de plano (PGBL e VGBL). Vamos aos passos?
Em primeiro lugar, é importante solicitar o seu Informe de Rendimentos: um caminho fácil é o WhatsApp Brasilprev (11 4004-7170): por lá, basta enviar um oi, selecionar a opção “Informe de Rendimentos”, o ano que deseja e pronto, o arquivo já está com você.
Prefere receber por outros meios? É possível solicitar via site ou app, além da nossa Central de Atendimento também!
Declarando seu plano PGBL
Se você tem um plano PGBL e declara no modelo completo de IR, vale lembrar do benefício fiscal: você pode abater até 12% da renda bruta tributável no ano. Sim, isso significa pagar menos imposto. Mas atenção, aqui também é necessário que você esteja contribuindo para a previdência oficial ou algum regime próprio.
Neste tipo de plano, você deve seguir desta forma:
1. Com o programa aberto, faça o caminho: Pagamentos Efetuados > Novo > Item 36: Previdência Complementar;
2. Depois, selecione se o valor foi utilizado para o titular ou dependente;
3. Em seguida, insira o CNPJ da instituição, no caso, Brasilprev: 27.665.207/0001-31, o nome BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S.A;
4. Hora dos valores: em valor pago, digite a quantia paga no ano. Fez contribuições para uma cobertura de risco de pecúlio? Informe o valor no campo parcela não dedutível.
E se eu tenho um plano para mim e outro para um dependente? Siga as mesmas instruções, mas lance-os separadamente.
Declarando seu plano VGBL
Se esta é a modalidade do seu plano, os seus passos serão os seguintes:
1. No programa, acesse Bens e Direitos > Novo > Item 99 – Outros Bens e Direitos. Em código, selecione o item 06, VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre;
2. Aqui, é o momento de informar se o plano pertence ao titular ou dependente;
3. Informe o país (Brasil), o CNPJ da Brasilprev (27.665.207/0001-31);
4. Neste caso, o nome da instituição, BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S.A., deve constar no campo Discriminação;
5. Em situação em 31/12/2023 e situação em 31/12/2024, informe os saldos correspondentes às datas, que encontra no seu Informe.
Ponto para se atentar: aqui, declare apenas os valores investidos, sem os rendimentos se você não tiver efetuado nenhum resgate. Caso tenha optado por retirar algum valor nesse período, informe o valor final do saldo: contribuições descontando a quantia recebida.
Tem coberturas de risco do tipo pensão ou invalidez?
Siga os mesmos passos do Plano PGBL. Em Descrição, escreva: Plano de Previdência Complementar.
Fez um resgate ou recebeu algum benefício?
Deve lançar da seguinte forma:
• Se a tributação for Progressiva: Rend. Trib. de Pessoa Jurídica > Selecionar entre Titular ou Dependente > Informar os dados da Brasilprev > Depois, é só preencher o valor recebido e, se houver, o valor do IR retido na fonte;
• Se a tributação for Regressiva: Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva > Tipo de rendimento 99 – Outros > Selecione entre Titular ou Dependente > Informe os dados da Brasilprev e, na descrição, preencha qual o valor que recebeu: foi um resgate? Um benefício? Uma devolução de saldo? > Agora, só inserir o valor líquido
Precisa declarar valores isentos?
O caminho é: Rendimentos Isentos e Não Tributáveis > Item 3 para valores de VGBL, item 10 para aposentadoria acima de 65 anos, item 11 para isenções por moléstia grave ou item 99 para contribuições que tenham sido feitas antes de 1996.
Prefere visualizar o passo a passo e fazer junto? Sem problemas! Confira o vídeo feito pela Brasilprev para te ajudar:
Agora, é só prestar atenção ao prazo para acertar as contas com o leão e pronto!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.