Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Como evitar fraudes no imposto de renda: proteja-se dos golpes e da malha fina

Identifique as armadilhas e saiba como garantir a segurança da sua declaração.

Declarar o Imposto de Renda é uma obrigação anual para muitos brasileiros, mas também é um momento em que golpistas aproveitam para tentar enganar os contribuintes. Conheça os principais golpes e aprenda a se proteger.

 

Golpe da divergência

O golpe da divergência ocorre quando criminosos enviam e-mails ou mensagens falsas, alegando que há erros na sua declaração do IR. Eles utilizam o nome da Receita Federal para dar credibilidade à fraude e pedem que você clique em links maliciosos para corrigir os supostos erros.

Como se proteger:

• Desconfie de e-mails ou mensagens que solicitam informações pessoais ou financeiras.

• Nunca clique em links suspeitos. A Receita Federal não envia links para correção de declarações por e-mail.

• Verifique sempre a autenticidade das comunicações no Portal e-CAC da Receita Federal.

Golpe da restituição

No golpe da restituição, os golpistas enviam mensagens informando que você tem direito a uma restituição do IR e pedem que você clique em um link para fornecer dados bancários ou realizar um pagamento via PIX para agilizar o processo.

Como se proteger:

• A Receita Federal deposita a restituição automaticamente na conta informada na declaração. Não é necessário fornecer dados adicionais.

• Nunca forneça informações pessoais ou financeiras em resposta a e-mails ou mensagens.

• Consulte o status da sua restituição diretamente no Portal e-CAC, uma plataforma digital da Receita Federal que permite aos contribuintes realizarem consultas e procedimentos fiscais online, de forma rápida e segura.

Como não cair na malha fina

Cair na malha fina significa que a Receita Federal encontrou inconsistências na sua declaração e, por isso, ela será revisada mais detalhadamente. Para evitar esse problema, siga algumas dicas importantes:

1. Organize seus documentos: Tenha todos os comprovantes de rendimentos, despesas dedutíveis, extratos bancários e recibos de gastos com saúde e educação.

2. Declare todos os rendimentos: inclua todas as fontes de renda, como salários, aluguéis, pensões e investimentos. Não omita nenhuma informação.

3. Revise a declaração pré-preenchida: se você utilizar a declaração pré-preenchida, revise todas as informações para garantir que estão corretas.

4. Informe corretamente os dependentes: só declare os dependentes permitidos por lei e certifique-se de que os dados estão corretos.

5. Cuidado com as deduções: declare apenas despesas dedutíveis permitidas e guarde os comprovantes para eventuais verificações. Se você tiver um plano de previdência privada PGBL, pode utilizá-lo para deduzir até 12% da sua renda bruta tributável. Clique aqui para entender melhor.

Seguindo essas orientações, você estará mais protegido contra fraudes e evitará problemas com a Receita Federal. Lembre-se, a prevenção é sempre o melhor caminho!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev