Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Pega na mentira! Como se proteger de golpes digitais mais comuns

Em um mundo cada vez mais conectado somos diariamente estimulados a utilizar soluções digitais para lidar com as tarefas do dia, mas é importante tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas virtuais.

Utilizar serviços digitais agiliza o seu dia e é uma mão na roda economizar tempo resolvendo tudo pelo aparelho celular. Um exemplo disso é a comunicação por WhatsaApp que tornou-se muito comum entre empresas e consumidores.

Mas é preciso ter atenção ao fazer tudo online, já que golpes digitais são uma ameaça cada vez mais comum para os usuários da internet. Neste artigo, veremos alguns dos mais frequentes e como você pode proteger-se contra eles.

Golpes de phishing

Como acontece: o phishing é uma técnica na qual a pessoa aplicando o golpe se passa por uma empresa ou instituição confiável para obter informações pessoais ou financeiras da vítima. Esse contato simula uma comunicação oficial da instituição e geralmente compartilha um link oferecendo alguma solução do seu interesse. Ao clicar, você deixa o seu dispositivo vulnerável e os golpistas têm acesso à diversas informações, como movimentações financeiras e dados pessoais.

Como evitar: verifique o remetente do e-mail, desconfie de e-mails com erros de gramática ou ortografia, não clique em links suspeitos e nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras fora dos canais oficiais da empresa, que costumam dar algum tipo de confirmação de que você está em uma área segura.

Golpes da falsa central de atendimento

Como acontece: esse golpe envolve uma pessoa se passando por um atendente de uma instituição financeira para tentar obter informações pessoais ou financeiras da vítima. A instituição pode ser o seu banco, alguma corretora de investimentos ou seguros e até mesmo se passar pela área financeira de alguma loja que você costuma fazer compras.

Como evitar: nunca clique em links desconhecidos, não instale aplicativos sem ter certeza de que se trata de um aplicativo oficial da instituição, mantenha a calma e não compartilhe seus dados, e entre em contato imediato com sua agência para averiguar se sua conta está segura. Ficou na dúvida? Procure os canais divulgados no site oficial da empresa e confirme se de fato foi uma tentativa de contato verdadeira.

Engenharia social

Como acontece: esse tipo de golpe envolve a manipulação psicológica da vítima para obter informações pessoais ou financeiras. Você já deve ter ouvido falar de pessoas que recebem mensagens dizendo que um parente foi sequestrado e para libertá-lo os golpistas pedem dinheiro como resgate. Outro caso comum é quando pessoas se envolvem com desconhecidos na internet e por confiar muito rápido acabam compartilhando seus dados com esses desconhecidos e sofrendo golpes.

Como evitar: desconfie de pessoas que tentam estabelecer uma relação de confiança rapidamente, não compartilhe informações pessoais ou financeiras com desconhecidos, verifique sempre a autenticidade de quem está entrando em contato com você e questione sempre as solicitações de informações pessoais ou financeiras. Se algum parente ou amigo mandar mensagens fora do comum pedindo dinheiro certifique-se de que realmente é a pessoa que você conhece perguntando a pessoas próximas sobre esse contato.

Na Brasilprev, todas as comunicações são feitas por meio de canais homologados e nunca solicitamos dados dos clientes sem autorização prévia. Para saber como se proteger melhor de possíveis golpes virtuais, temos em nossa Central de Ajuda artigos com diversas táticas para evitá-los. Você também pode ver a lista com todos os nossos canais oficiais.

E para aumentar o nível de proteção acesse nossas orientações específicas sobre o WhatsApp.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev