Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Como utilizar a inteligência artificial para organizar as suas finanças

Com o apoio da tecnologia é possível planejar, controlar e otimizar o orçamento de maneira simples e eficiente.

Há algum tempo, o caderno das contas era um item muito comum nos lares brasileiros. Era nele que as famílias anotavam as despesas e se organizavam para o próximo mês. Mas, com chegada das inovações digitais, ganhamos uma série de ferramentas criadas para facilitar essas tarefas e a inteligência artificial é uma delas.

Independentemente se você é mais do analógico ou do digital, é importante que saiba como utilizar da melhor forma os recursos à sua disposição, principalmente quando eles podem fazer você ganhar tempo e otimizar a gestão do seu dinheiro.

Como ter acesso à IA

A Inteligência Artificial não é apenas um robô que conversa com você. Na verdade, chamamos assim todo o conjunto de tecnologias nas quais as máquinas utilizam algoritmos para aprender, analisar e tomar decisões com base em dados.

Apesar de algumas ferramentas específicas terem se popularizado, a IA já está presente em várias interações do seu dia a dia, seja pela democratização da tecnologia ou pelo fato do mercado como um todo estar investindo em inovação nesta área.

Esses são alguns dos principais meios pelos quais você pode utilizar esse recurso:

  • Buscadores

Os buscadores que você utiliza nas suas pesquisas na internet estão bastante avançados no uso de inteligência artificial. Agora, além apresentar os resultados mais relevantes eles aprendem com o seu comportamento online para mostrar sugestões relacionadas aos seus gostos e hábitos.

  • Apps de organização

Da mesma forma, os apps para dispositivos móveis também evoluíram. Aplicativos de agenda, notas e controle de gastos, agora, também podem enviar lembretes e utilizar as informações compartilhadas por você para sugerir melhores formas de se organizar, rotas mais rápidas para chegar nos seus compromissos e até orientações de saúde.

  • Assistente Virtual

Dispositivos que integram toda a sua casa à internet e conseguem transformar a sua rotina. Desde tarefas simples como acender as luzes até questões de organização mais prática como fazer a lista do supermercado. As possibilidades são inúmeras e a tecnologia tende a evoluir à medida que mais dispositivos são fabricados pensando na compatibilidade entre os aparelhos.

  • Inteligência Artificial Generativa

A revolução de inteligência artificial são as ferramentas nas quais você pode conversar com a máquina e ela gera respostas humanizadas. É isso que IA generativa proporciona, já que ela é treinada para identificar os códigos da linguagem humana e os utiliza para se comunicar de maneira cordial e natural, como se fosse uma outra pessoa falando.

Já existem aplicativos, sites e chatbots onde é possível ser atendido em várias etapas, sem passar pelo contato humano e, ainda assim, ter a sensação de relacionamento humanizado.

Em quais tarefas a IA pode ajudar você

Tão importante quanto conhecer a tecnologia é saber como integrá-la ao seu dia a dia para que você ganhe tempo e tenha suporte na tomada de decisões. Veja algumas dicas de como usar a inteligência artificial na prática:

  • Planejamento orçamentário

Se você precisa de ajuda para planejar os seus próximos passos na vida financeira e tirar seus objetivos do papel, a IA pode ajudar a começar. Escolha a sua ferramenta de preferência e informe qual o seu objetivo.

Vamos utilizar como exemplo uma viagem. Dê o máximo de informações possíveis: qual o seu ganho mensal, quanto pode economizar por mês, qual o período da viagem, quantos dias pretende passar, quem irá com você. Com todos esses dados a ferramenta de IA irá sugerir quanto você precisa economizar por mês, por quanto tempo, quais as melhores épocas do ano para pagar menos. E você ainda pode pedir opções alternativas para ter um plano B.

  • Controle de dívidas e metas

Este item é muito importante porque pode auxiliar na sua educação financeira. Alimentando a IA com as informações completas sobre seu salário, se você tem dívidas, o que pretende priorizar e o que mais for relevante, você terá um roteiro completo para seguir e atingir as suas metas e quitar pendências financeiras.

A partir desse controle, você pode ter uma base concreta de como não ultrapassar seus gastos.

IA na Brasilprev

A inteligência artificial também chegou na previdência privada! Atualmente, a Brasilprev vem utilizando estratégias com o uso de dados para desenvolvimento de produtos personalizados e jornadas de comunicação customizadas aos clientes em busca de hiperpersonalização.

A cultura voltada aos dados permite que a companhia organize seus processos e métricas com base em análises precisas, resultando em decisões cada vez mais assertivas.

É impossível estar de fora dessa revolução e cada vez mais interações com a inteligência artificial estarão presentes no seu cotidiano. É importante explorar as possibilidades, mas sem esquecer da segurança, utilize sempre dispositivos e conexões seguras, não dê informações a aplicativos ou contatos suspeitos e mantenha o senso crítico.

Muitas ferramentas de IA utilizam como base repositórios de informação que podem estar desatualizados, por isso, a dica é utilizá-la como suporte, para ganhar tempo, mas a decisão sobre o que fazer é sempre sua.

Leia outros artigos sobre tecnologia e inovação:

Antes e depois: a revolução tecnológica na gestão de investimentos.

Como a inteligência artificial influencia no mercado de investimentos?

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev