Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Conforme previsto pelo mercado, Copom reduz a taxa básica de juros de 13,25% para 12,75%.

Após o segundo corte seguido desde agosto deste ano, a Selic chega ao menor patamar dos últimos 16 meses.

Em reunião realizada na última quarta-feira (30), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic de 13,25% ao ano para 12,75%.

Apesar de defender que o cenário necessita de “serenidade”, o Copom sinalizou que deverá realizar um novo corte da Selic em 0,5% no próximo encontro, que deve acontecer daqui 45 dias.

O que diz o Copom?

Em um comunicado divulgado após a reunião, o comitê afirma que a redução é “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025”.

Ainda de acordo com o comunicado, há uma expectativa de desaceleração da economia doméstica nos próximos trimestres e, no mercado internacional, é necessário ter atenção com a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos e a perspectiva de menor crescimento econômico da China.

Na avaliação do Copom, as metas fiscais estabelecidas pelo governo federal podem contribuir para o processo de ancoragem das expectativas da inflação e para uma melhor condução da política monetária.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.