Conforme previsto pelo mercado, Copom reduz a taxa básica de juros de 13,25% para 12,75%.
Após o segundo corte seguido desde agosto deste ano, a Selic chega ao menor patamar dos últimos 16 meses.
Em reunião realizada na última quarta-feira (30), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic de 13,25% ao ano para 12,75%.
Apesar de defender que o cenário necessita de “serenidade”, o Copom sinalizou que deverá realizar um novo corte da Selic em 0,5% no próximo encontro, que deve acontecer daqui 45 dias.
O que diz o Copom?
Em um comunicado divulgado após a reunião, o comitê afirma que a redução é “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025”.
Ainda de acordo com o comunicado, há uma expectativa de desaceleração da economia doméstica nos próximos trimestres e, no mercado internacional, é necessário ter atenção com a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos e a perspectiva de menor crescimento econômico da China.
Na avaliação do Copom, as metas fiscais estabelecidas pelo governo federal podem contribuir para o processo de ancoragem das expectativas da inflação e para uma melhor condução da política monetária.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.