Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Copom reduz Selic para menor nível em dois anos

Sexto corte seguido é motivado pela queda da inflação e recuperação lenta da economia brasileira. Mercado financeiro espera mais quedas ao longo de 2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu fazer um novo corte na taxa básica de juros (Selic), que agora está em 10,75% ao ano, o menor nível em dois anos. Desde agosto de 2023, a taxa básica de juros começou a recuar, no início do ciclo de cortes, a Selic estava em 13,75% ao ano e, desde então, o comitê vem reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual a cada encontro.

 

 

A decisão, divulgada na última quarta-feira (20), foi motivada pela queda da inflação e pela recuperação ainda lenta da economia brasileira. Com juros menores, espera-se que o crédito e o consumo sejam estimulados, o que pode ajudar a impulsionar a economia do país.

O mercado financeiro espera que a taxa de juros continue em queda ao longo de 2024 e chegue a 9% ao ano até o final deste ano.

Veja abaixo como a Selic se comportou nos últimos meses:

 

Entenda a taxa Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, utilizada como referência para diversas outras taxas de juros do mercado financeiro, como as taxas de empréstimos, financiamentos, poupança, entre outros. A Selic é um importante instrumento de controle da inflação e da atividade econômica, já que influencia os custos e a disponibilidade do crédito.

 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev