Corpo e dinheiro: a sua vida financeira diz muito sobre a sua saúde física
A importância de manter o equilíbrio financeiro para o bem-estar do seu organismo
“Mente sã, corpo são”, já diria o poeta romano Juvenal, no século II. O mesmo pode ser usado quando o assunto é dinheiro, afinal as finanças podem estar ligadas diretamente com a nossa saúde e vice-versa. Então, também é correto dizer “bolso são, corpo são”.
É um raciocínio lógico: se você mantém a saúde em dia, consequentemente terá menos gastos com médicos e remédios. Assim como, ter uma estabilidade financeira permite que você se concentre e invista mais no autocuidado.
De acordo com especialistas, quando estamos em uma situação financeira difícil, podemos sofrer de estresse e ansiedade, gerando dores de cabeça, insônia, problemas digestivos e até mesmo depressão. Por outro lado, quando estamos com a saúde financeira em dia, podemos ter mais tranquilidade e segurança em relação ao futuro, o que contribui para uma vida mais saudável e equilibrada.
Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a falta de dinheiro é a principal causa de estresse entre os brasileiros. Outro estudo, desta vez da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), apontou que o endividamento excessivo está relacionado a problemas de saúde, como ansiedade e depressão.
Cuidados no presente para um amanhã saudável
Cuidar da saúde financeira também é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida na terceira idade. Isso porque, nessa fase da vida, os gastos com saúde tendem a aumentar, e é preciso ter recursos suficientes para investir em cuidados médicos e em uma alimentação saudável.
Além disso, a sua saúde financeira também pode impactar na escolha de um plano de saúde adequado, que ofereça cobertura para as necessidades específicas do idoso. Por isso, é importante ter uma reserva financeira e fazer um planejamento para a aposentadoria, pensando em como manter uma renda estável e adequada ao seu estilo de vida.
Neste cenário, é fundamental ter controle sobre nossas finanças, estabelecendo prioridades, controlando gastos e investindo em educação financeira com a ajuda de uma previdência privada da Brasilprev. Assim, podemos ter uma vida mais saudável e equilibrada, tanto do ponto de vista físico quanto financeiro
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.