Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

6 jogos de educação financeira — conhecimento e diversão para toda a família!

Que tal levar aprendizados sobre como lidar bem com o dinheiro de forma lúdica e divertida para casa? Confira, neste artigo, algumas recomendações de jogos de educação financeira!

Ter controle de ganhos e gastos, planejar o futuro e promover economias em casa pode ser um grande desafio. Especialmente porque esses são temas mais complicados de aprender e explicar para toda a família, não é? Mas é possível promover esse aprendizado de forma leve, lúdica e divertida com jogos de educação financeira.

E, não se engane, há uma grande variedade dessas brincadeiras, seja on-line ou off-line. Quer conferir algumas delas? Veja essa lista de games que nós, da Brasilprev, preparamos para você!

Jogos de educação financeira

6 jogos de educação financeira para se divertir e aprender com a família!

Falar de dinheiro com as crianças e os outros integrantes do seu lar não precisa ser um momento chato e complicado. É possível tornar essa conversa muito mais divertida com jogos de educação financeira.

Esses games, além de ajudar o tempo a passar mais rápido, estimulam o raciocínio lógico, a memória e ensinam a todos, de forma lúdica, como tomar decisões melhores para o bolso.

O mais legal é que há uma gama de opções divertidas para envolver todas as idades e perfis, desde aquele filho adolescente super digital até os membros mais antigos da família, que gostam mesmo é de um bom tabuleiro.

Para te ajudar na seleção dessas brincadeiras, organizamos a lista em duas categorias:

Jogos de educação financeira on-line

Alguns jogos on-line que você pode gostar para promover a educação financeira em casa são:

1. Meu Dinheiro, Meu Negócio

Essa é uma ótima opção de game para ensinar aos filhos como administrar bem o seu dinheiro e tomar boas decisões. Nele, o jogador pode criar o seu próprio personagem, definindo traços da sua personalidade e também dando a eles alguns objetivos para simular o gerenciamento da sua vida financeira.

Dessa forma, a pessoa é exposta a diversas situações do dia a dia, inclusive de imprevistos, como gastos não planejados. Para ser bem-sucedido nessa brincadeira, é preciso pensar bem antes de fazer qualquer escolha.

Além disso, por meio desse jogo, é possível destacar para os jovens a importância de definir metas para alcançar sonhos do futuro. Ele está disponível para ser acessado por meio de um aplicativo de celular. Para isso, é preciso ir à loja de aplicativos do seu aparelho e fazer o download.

2. SimCity

Esse é um jogo que ensina sobre administração de recursos de forma consciente, afinal, o seu personagem é o prefeito de uma cidade. Bacana, não é?

Os jogadores precisam construir o município fictício do zero, fazer bons investimentos para que o local se torne mais atrativo e atraia negócios, realizar a gestão de serviços públicos, além de lidar com impostos, entre outros desafios.

Se interessou por aí? Para brincar, é preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar o game no aparelho.

Opções online de jogos de educação financeira

3. Tá O$$O

Esse jogo foi desenvolvido pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF) com o objetivo de ajudar professores a levarem para sala de aula alguns ensinamentos importantes sobre a boa administração do dinheiro e consumo excessivo.

Nele, os personagens são cachorros que andam por diversas ruas de uma cidade e precisam vencer alguns desafios nesses percursos para serem vitoriosos em suas missões, como descobrir para onde está indo o dinheiro da mesada ou economizar para comprar um skate novo.

Apesar de ter sido criado para atender ao ensino público, qualquer criança pode brincar neste game. Ele está disponível no site “www.vidaedinheiro.gov.br/ta-osso” na versão web e pode ser baixado no celular. Bacana, não é?

Jogos de educação financeira off-line

Não se dá tão bem com brincadeiras on-line? Então veja algumas dicas de jogos de educação financeira fora do mundo virtual:

1. Renda Passiva

Esse é um bom jogo de tabuleiro para aprender sobre alguns conceitos básicos do universo financeiro. Nele, ganha quem souber tomar as melhores escolhas: quitar dívidas, fazer investimentos em imóveis, renda fixa e outras modalidades.

A brincadeira é indicada para crianças a partir dos 12 anos, mas é capaz de envolver toda a família.

2. O Jogo da Vida

Indicado para crianças a partir dos sete anos, essa brincadeira simula a vida adulta e é um dos jogos de educação financeira mais conhecidos entre os brasileiros. Nela, os pequenos podem se imaginar no futuro com uma profissão, casados ou não, com ou sem filhos e, claro, administrando as próprias contas.

Para ser bem-sucedido, o jogador precisa atravessar alguns desafios cotidianos, sabendo poupar seus ganhos, manter as contas em dia e tomar cuidado para não ir à falência.

É uma ótima opção para entreter a família!

Jogos de educação financeira offline

3. Banco Imobiliário

Outro jogo de educação financeira bastante popular é o banco imobiliário. Ele simula a venda e compra de propriedades. Assim, os adversários precisam saber avaliar quais territórios são mais vantajosos para o seu bolso. No percurso dessa brincadeira, você também pode se deparar com alguns desafios, como pagamento de multas, dívidas, aluguéis, entre outros.

Ele é indicado para crianças a partir dos oito anos e é uma ótima opção para envolver toda a família. Sai vitorioso aquele que não for à falência ou que chegar ao final com o maior patrimônio.

Gostou das sugestões?

Se você busca por mais dicas de como levar ensinamentos importantes sobre a boa administração do dinheiro para as crianças em casa, continue no blog da Brasilprev e veja como falar de educação financeira com os mais jovens.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev