Dia dos Pais: história, curiosidades e impacto econômico nas vendas
Descubra como a data surgiu nos Estados Unidos, se difundiu pelo mundo e se tornou uma das mais importantes para o comércio.
O Dia dos Pais é uma data de muitas lembranças em família, correria atrás dos presentes e, principalmente, demonstração de carinho e afeto por aqueles que nos criaram e educaram. Mas, existem muitas outras curiosidades por trás deste dia, que envolvem história e mercado financeiro.
O começo de tudo
O Dia dos Pais teve origem nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. O objetivo era agradecê-lo pela dedicação após ter perdido sua esposa e criado os filhos sozinho.
Com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.
Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês junho.
Atualmente, o Dia dos Pais é celebrado em diversos países do mundo, com diferentes datas e tradições. No Brasil, a data foi instituída em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, comemorando-se no segundo domingo de agosto.
Existe também uma história de que este dia é ainda mais antigo do que imaginamos e originou-se na Babilônia, antiga cidade da Mesopotâmia onde hoje se localiza o Iraque. Os indícios mostram que o Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, fez o primeiro cartão de Dia dos Pais em argila, desejando sorte, saúde e vida longa.
Um dia para movimentar o comércio e a economia
Desde os primórdios, até os dias atuais, o Dia dos Pais se tornou uma das datas mais importantes para o comércio, movimentando bilhões em vendas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), este ano, o setor espera lucrar R$ 7,7 bilhões em vendas, o que representa um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os presentes mais procurados para a data são roupas, perfumes e cosméticos. O setor de vestuário deve faturar R$ 3,07 bilhões, seguido de produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,51 bilhão e R$ 1,19 bilhão em eletrodomésticos.
Além disso, a data também promete aumentar o número de contratações de trabalhadores temporários no varejo, com mais de 10 mil vagas para atender à demanda sazonal. Segundo a CNC, esse seria o maior contingente de trabalhadores temporários contratados dos últimos 10 anos.
São Paulo é a região que mais deve se beneficiar com o Dia dos Pais, movimentando R$ 2,321 bilhões. Já Minas Gerais e Rio de Janeiro somados tendem a responder por quase metade das vendas.
Com a taxa de desemprego no menor patamar dos últimos 10 anos e sinais positivos para o consumo, a expectativa é que as vendas para esta data comemorativa aumentem significativamente. E você, já escolheu o presente do seu pai?
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