Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Diversificação para investidores conservadores: equilíbrio entre segurança e rentabilidade

Quando você aplica em um investimento como a previdência privada, é possível definir estratégias para garantir o retorno financeiro e ainda buscar outras oportunidades para potencializar sua carteira.

Por isso, é importante falarmos sobre diversificação para investidores conservadores, pois o brasileiro, de um modo geral, ainda não explora as boas possibilidades que o mercado oferece.

Uma das causas observadas, é a preocupação em alocar recursos em produtos com algum grau de risco e acabar perdendo o dinheiro. Porém, é possível driblar essa preocupação.

Por que é importante diversificar?

É comum, quando falamos de investimentos, utilizar a expressão “não ponha todos os ovos em uma única cesta” e com a previdência privada não é diferente.

Quando você aporta em uma instituição como a Brasilprev, o seu dinheiro é aplicado em fundos recomendados para o seu perfil de investidor.

Dentro desses fundos, é possível adotar diversas estratégias de distribuição que levam em consideração os seus objetivos, qual a sua tolerância a riscos e qual o prazo do resgate.

Ao diversificar, você distribui as suas fontes de rendimento e evita perdas significativas caso um dos fundos escolhidos tenha uma performance ruim.

Com o tempo, você aumentará sua reserva e poderá ter tranquilidade para testar novos investimentos em busca de melhor rentabilidade, sem comprometer a maior parte do seu patrimônio.

As oscilações não assustam quando há planejamento

Pode parecer complicado no primeiro contato, mas saiba que, na verdade, quando ultrapassamos as inseguranças iniciais e temos uma boa consultoria sobre como manejar nossas finanças, é possível encontrar soluções que unem a possibilidade de um investimento de baixo risco, como a renda fixa, à diversificação controlada dos ativos.

Na verdade, há uma interpretação um pouco equivocada do que é a volatilidade. Existe a concepção, por exemplo, de que a renda fixa possui sempre uma baixa oscilação, enquanto fundos multimercado estão mais sujeitos ao sobe e desce do mercado.

Isso pode variar, uma vez que fundos de renda fixa de longo prazo podem, sim, ter uma oscilação durante o período de reserva e algumas aplicações de renda variável, por sua vez, podem apresentar períodos seguidos de estabilidade.

Como começar a diversificar?

O plano de previdência privada é uma boa opção para começar a investir e diversificar dentro de um ambiente seguro.

Uma grande vantagem, é poder contar com consultoria especializada para guiar você desde os primeiros passos.

Agora que você já sabe o caminho, que tal conhecer um pouco mais do plano de previdência privada da Brasilprev, ou, se você já possui um, saber quais as possibilidades de diversificação?

Acesse o site para saber mais!

Leia mais: O que é cobertura de risco?

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev