Educação financeira e longevidade: por que pensar junto?
Ângela Assis, CEO da Brasilprev, responde a essa pergunta tão importante para o seu futuro
Você vai chegar aos 100 anos. Se essa informação chegasse hoje, qual seria a sua reação? Tranquilidade? Desespero? Felicidade? É pensando nisso que planejar como será o nosso futuro é tão importante quanto entender a nossa relação com o dinheiro.
A preparação para a longevidade foi um dos temas da última Semana ENEF (Semana Nacional de Educação Financeira), uma agenda promovida pelo governo com o apoio de diversas empresas do setor financeiro, com o objetivo disseminar o conhecimento em finanças por meio de diálogos e materiais didáticos. A nossa CEO, Ângela Assis, participou do painel “Solidez Financeira a Longo Prazo”, um dos destaques desta 12ª edição da programação.
Abaixo, fizemos um resumo deste bate-papo com algumas frases que podem ajudar você a planejar um futuro financeiro muito mais seguro! Confira:
“Não somos mais um país jovem, mas pensamos como um país jovem”
Sim, a juventude é para ser vivida, mas devemos nos preparar para os desafios da longevidade, que ocuparão a maior parte de nossas vidas. Por isso, quanto mais cedo começarmos a investir, mais cedo também conseguimos colher os resultados. Então, é fundamental avaliar: se estamos vivendo mais, será que temos preparação – inclusive financeira – para viver melhor também, com mais qualidade de vida?
“A inflação da terceira idade é entre 15 e 20% superior à medida regularmente”
Conforme o tempo passa, produtos e serviços podem ter tendência a custar mais caro também – como planos de saúde, assistências e medicamentos. Já pensou nisso na hora de planejar como vai ser quando vier a hora de parar de trabalhar?
“Não precisa ter muito dinheiro. Precisa começar”
Dá para iniciar com pouco – mas ter um ponto de partida é fundamental – e não só para os jovens. Isso porque, conforme a própria Ângela destaca, “o plano de previdência é um produto flexível”. Isso significa você pode ajustá-lo de acordo com o seu momento de vida. Por exemplo, começar com contribuições de valor baixo e aumentá-las à medida que a sua carreira profissional for se desenvolvendo. Da mesma forma, é possível pausar o seu investimento em caso de imprevistos financeiros. Além disso, a previdência privada oferece diversas maneiras de preparar o futuro da sua família, como benefícios de risco e produtos voltados para os mais jovens.
Quer descobrir mais informações interessantes desse bate-papo? Assista na íntegra o painel:
A dica de ouro para o seu planejamento é lembrar que o futuro chega para todos! E ter uma previdência privada é uma forma de se preparar para o longo prazo. Além disso, você ainda pode ir além e assegurar o amanhã da sua família, com benefícios de risco e planos para os mais jovens.
Simule uma contratação na Brasilprev e comece a cuidar da sua longevidade!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.