Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Educação financeira é a chave para ter gastos sob controle

Diariamente temos algum tipo de gasto, alguns deles são essenciais e outros são decisões que fazemos de acordo com nossos desejos. Mas como encontrar um equilíbrio para ter uma vida de consumo saudável? A resposta está na educação financeira.

É consenso entre os especialistas que toda pessoa pode alcançar uma vida financeira equilibrada desde que tome decisões conscientes sobre seus gastos.

Treinar esta habilidade é importante porque o consumo está à nossa volta o tempo todo. Desde uma garrafa de água que compramos na rua até um passeio no shopping que pode terminar em várias novas compras.

Segundo o gerente comercial da Brasilprev, Wagner Gomes, o controle das finanças pessoais é uma das metas frequentes nas resoluções de início de ano, mas nem sempre é priorizado e com o passar do tempo pode ser esquecido. “Mesmo com todas as despesas que se acumulam, é fundamental traçar um plano e conquistar a disciplina financeira, que tem a ver com consumo saudável e consciente”.

Ferramentas ajudam na educação financeira

Impulsionados por uma pressão social ao consumo, muitas vezes temos mais comunicações ao nosso redor que incentivam gastos desnecessários do que aquelas que nos ensinam a organizá-los.

Para quebrar este ciclo é importante termos boas fontes de informação e capacitação. Um exemplo é o Meu Bolso em Dia, plataforma gratuita da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) onde você tem acesso a uma gama de recursos valiosos para aprimorar sua educação financeira, como cursos e vídeos.

Outra ferramenta interessante é o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB). Esse recurso permite que você faça um diagnóstico individual de sua educação financeira, identificando possíveis vulnerabilidades em seu planejamento econômico. Com base nesse diagnóstico, a plataforma oferece a possibilidade de personalizar estratégias para solucionar as dificuldades financeiras e alcançar o reequilíbrio necessário.

Aqui mesmo no Blog Brasilprev você encontra dicas valiosas entre nossas matérias. Que tal aprender um pouco mais sobre educação financeira e ainda entender como preparar o seu futuro por meio da previdência privada?

Acesse os conteúdos do Blog Brasilprev.

As dicas de ouro da Educação Financeira

1. Guarde pelo menos 10% do que você ganha. E isso deve ser feito assim que o dinheiro estiver na sua mão e não “se sobrar” no final do mês. Tem que ser um compromisso!

2. Aprenda a viver com 90% ou menos da sua renda total. Acredite! Você consegue viver com menos recursos financeiros mensalmente e ainda ser feliz.

3. Invista o seu dinheiro em negócios que ofereçam uma renda segura e constante, aproveitando o poder dos juros sobre juros que são frequentemente chamados de “a oitava maravilha do mundo” por causa de seu incrível poder de multiplicação.

4. Não caia em promessas de investimentos milagrosos que rendem muito do dia para a noite. Se você ainda está começando a investir, a melhor é opção é ter o apoio de empresas sólidas, confiáveis e de profissionais capacitados, como na Brasilprev, onde você pode contar com assessoria digital ou com apoio do consultor de previdência.

5. Tenha um plano de seguros realista, porque imprevistos acontecem e você não quer ficar na mão. Faz parte das nossas vidas superarmos situações inesperadas. Seja uma relação trabalhista que foi interrompida, um projeto profissional extinto ou adiado, ou mesmo um problema de saúde familiar inesperado. Portanto, sempre é recomendável ter uma reserva financeira de um valor que totalize entre seis meses e doze meses da sua remuneração mensal.

6. Continue estudando, adquirindo conhecimento de ferramentas que tornam sua atividade mais produtiva. Além de se destacar no mercado de trabalho, você tem a chance de aumentar seu patrimônio com salários maiores ou uma renda extra.

Organize-se e verá os resultados!

“A mensagem principal é: saia da inércia e dê o primeiro passo. Seja com uma, duas ou três dicas, ou mesmo um pouquinho de todas. Você irá se surpreender com os resultados ao longo do tempo. O importante é ter em mente que uma boa educação financeira irá contribuir muito para o seu bem-estar e o da sua família. Bora começar?”, convida o gerente da Brasilprev, apaixonado por ajudar as pessoas a realizarem os seus projetos de vida e difundir a cultura da educação financeira.

O seu desenvolvimento em educação financeira é um processo que vai se aperfeiçoando com o tempo. Além das dicas que colocamos aqui, aproveite todas as oportunidades de melhorar os seus conhecimentos com a ajuda de conteúdos confiáveis encontrados na internet. As suas metas para o futuro ficarão muito mais palpáveis a cada novo aprendizado!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev