Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Entenda os indicadores macroeconômicos e como influenciam a previdência privada

Siglas como SELIC, IPCA, CDI aparecem diariamente nos noticiários, mas você sabe o que significam?

Se você já investe ou está pensando em investir em previdência privada, é importante conhecer os principais indicadores macroeconômicos e entender como eles podem afetar seus investimentos.

Afinal, as condições econômicas do país e do mundo têm um grande impacto no desempenho dos investimentos em geral, e na previdência privada não é diferente.

A seguir, vamos explicar de maneira simples cada um dos principais indicadores macroeconômicos para que você esteja mais preparado na hora de analisar os riscos e o desempenho dos seus investimentos.

Selic – Começando com a taxa Selic, que é a taxa “mãe” dos juros do Brasil. Ela é definida pelo Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias, e influencia todas as outras taxas de juros, por isso tem um impacto direto em financiamentos, aplicações e nas diversas movimentações financeiras do dia a dia.

IPCA – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o indicador oficial da inflação no Brasil. É calculado com base no preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços, comparando com períodos anteriores.

CDI – É o Certificado de Depósito Interbancário e se classifica como um título de curtíssimo prazo, emitido pelas instituições financeiras. Criado pelo BC, ele é usado para regular o sistema financeiro e impactar as captações de recursos entre bancos. A Taxa DI (ou taxa CDI) indica a média de juros entre as operações bancárias, com valores aproximados à base da Selic.

PIB – O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais importantes da economia, afinal, reflete a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no território. Simplificando, quando o PIB cresce, a economia está em expansão e há mais oportunidades para investimentos. Por outro lado, quando o PIB está estagnado ou em declínio, pode haver menos oportunidades.

Câmbio – O câmbio é a relação entre as moedas de diferentes países. A política cambial do Brasil pode afetar diretamente seus investimentos, pois influencia a valorização ou desvalorização do Real frente às outras moedas.

IGP-M – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) também é um indicador de inflação, mas este mede a variação de preços no processo produtivo, desde as matérias-primas até os produtos e serviços finais. Esse índice é muito utilizado para a correção de valores em contratos como aluguel e energia elétrica.

INPC – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) se concentra na variação dos preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias com baixa renda. É por meio dele que é analisado o poder de compra dos trabalhadores e se o salário recebido é suficiente para as necessidades básicas.

Acompanhar os indicadores macroeconômicos é fundamental para quem investe em previdência privada. Isso porque o seu plano é formado por diferentes fundos e a rentabilidade deles pode estar ligada a um desses indexadores. Sendo assim, conhecer o que significa cada um é melhorar a sua estratégia financeira e ter os melhores resultados.

Mas, não se preocupe se você não se tornar um especialista em finanças. É por isso que a Brasilprev oferece assessoria digital e por meio do time de consultores. Acreditamos que planejar uma longevidade mais tranquila precisa ser simples para todos.

Que tal começar a cuidar melhor do seu futuro? Conheça nossos planos e faça uma simulação.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev