Festa Junina: dicas para economizar no arraial sem perder a diversão
Existem festas juninas para todos os gostos e estilos, mas saiba que dá para curtir esse momento sem estourar o orçamento
Independentemente de preferir xaxado ou arrasta-pé, sertanejo ou baião, é certo que a festa junina agrada a quase todos os gostos. A variedade de comidas, decoração, música, dança e brincadeiras faz dessa comemoração uma das mais democráticas e queridinhas do Brasil.
E por ser tão popular, o São João proporciona possibilidades para todos os tipos de bolsos e é possível aproveitar esta data sem gastar muito. Veja como:

Na rua, na praça, no clube
Se você é daquelas pessoas que gostam de sair e aproveitar sem ter trabalho, o Brasil está recheado de festas juninas a preços bem populares e até gratuitas. Um exemplo são as festas de Caruaru/PE e Campina Grande/PB, consideradas as maiores do Brasil, que têm entrada grátis para alguns setores.
Opção é o que não falta, dando uma pesquisada na internet é possível encontrar festas e quermesses espalhadas por todo o país e, muitas vezes, sem custo de ingressos.

Arraiá em casa
Para quem prefere uma comemoração mais caseira, existe a possibilidade de realizar um evento mais intimista, para familiares e amigos em casa, ou organizar algo entre os vizinhos do bairro e/ou condomínio.
E para que o orçamento desse arraial não vire uma canjica sem gosto, siga as dicas abaixo e faça um bom planejamento.

Lista de convidados
A primeira coisa a fazer quando se organiza uma festa, é a lista de convidados. Isso ajudará a ter uma noção de quantas pessoas irão participar e, consequentemente, a calcular os gastos com comida e bebida. Além disso, é uma forma de evitar desperdícios e garantir que todos sejam bem recebidos.
Decore a festa com materiais recicláveis
A decoração é uma parte essencial da festa junina. Mas, em vez de gastar dinheiro com enfeites caros, que tal usar a criatividade e decorar a festa com materiais recicláveis? Garrafas, latas, tecidos e papelão podem ser transformados em bandeirinhas, balões e outros itens decorativos.
Cozinhe, não compre pronto
As comidas típicas são o ponto alto da festa junina. Mas, em vez de comprar tudo pronto, que tal fazer os pratos em casa? Além de ser mais econômico, é uma forma de garantir que as receitas sejam autênticas e deliciosas. Arroz doce, canjica, bolo de fubá e outras delícias podem ser preparadas com antecedência e deixar a festa ainda mais gostosa.
Não faça nada sem ajuda
Organizar uma festa junina sozinho pode ser cansativo e estressante. Por isso, peça ajuda aos amigos e familiares. Cada um pode contribuir com um prato, uma bebida ou um item decorativo para dividir os gastos.
Use roupas e acessórios que já tem em casa
Para entrar no clima da festa junina, é comum usar roupas e acessórios típicos, como vestidos xadrez, chapéus de palha e lenços coloridos. Mas, em vez de comprar novas peças, que tal usar o que já tem em casa? Combinando cores e estampas, é possível montar um visual divertido e autêntico. Se precisar comprar algum adereço, dê preferência para lojas em centros comerciais populares. Nesta época do ano, o foco é a festa junina e opção não vai faltar.
Escolha um local acessível e gratuito
Por fim, escolha um local para a festa que seja acessível e gratuito. Se tiver um quintal ou uma área comum no prédio, por exemplo, é uma ótima opção. Além de economizar com o aluguel de um espaço, você poderá aproveitar a festa com mais tranquilidade e segurança.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.