Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Jogos de azar: promessa de dinheiro fácil pode acabar em dívidas

Atualmente, é quase impossível navegar pelas redes sociais sem se deparar com influencers digitais divulgando jogos de azar, a exemplo do “Jogo do Tigrinho” e similares. O que pode parecer uma brincadeira, na verdade, oferece riscos ao seu bolso.

Dinheiro fácil pode ter um preço alto

Mesmo com a popularidade, a Lei de Contravenções Penais brasileira classifica esse tipo de atividade como crime, e a polícia tem deflagrado diversas operações para combater a prática desses jogos.

Outro fato preocupante é que jogos desse tipo são disponibilizados em plataformas clandestinas e não auditáveis, o que significa que não há garantias de que os resultados são justos. Os influenciadores que divulgam esse tipo de jogo, muitas vezes, têm conhecimento prévio de que os resultados que compartilham na internet são forjados.

Jogo de azar não é investimento

O que você precisa ter clareza ao se deparar com esse tipo de jogatina é que não se trata de um investimento. O dinheiro colocado ali, mesmo que se multiplique de forma rápida, num primeiro momento, também pode desaparecer com a mesma rapidez.

Ao optar por jogos de azar em vez de investimentos financeiros mais seguros, como a previdência privada, as chances de retorno financeiro são muito menores.

Educação financeira para evitar ciladas

Sem dúvida, o tema ainda precisa ser discutido e formas de combater a divulgação irrestrita desses jogos são parte da solução. Além disso, para uma parcela grande da população, a educação financeira ainda é a melhor alternativa para evitar gastos com fontes milagrosas de renda.

Prova disso são os dados obtidos pela Pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O resultado mostra que 14% dos brasileiros já fizeram apostas na internet. Enquanto isso, apenas 5% investem em títulos privados, 4% em fundos de investimento, 2% em títulos públicos, 2% em planos de previdência e 2% na bolsa de valores.

Como você está cuidando do seu dinheiro?

Já deu para perceber que colocar o seu dinheiro nas “garras do tigrinho” não é a melhor opção para quem quer garantir um futuro financeiro tranquilo, não é? Para esse fim, a melhor opção é procurar empresas e profissionais reconhecidos pelo mercado e que possam guiar você.

Com esse suporte, até mesmo investimentos considerados de risco, por terem uma alta volatilidade, podem ser feitos. Mas tudo de maneira calculada e diversificando seus ativos para que toda a rua reserva não esteja em um único ativo.

Gosta da ideia de começar a investir no seu futuro? Conte com a Brasilprev para isso. Conheça nossos produtos de previdência privada e muito mais!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev