Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que é cobertura de risco?

Benefício complementar, vinculado ao plano de previdência privada, protege a família em todos os momentos.

Você sabia que com o seu plano de previdência privada também é possível proteger a sua família?

Além de cuidar do futuro, planejando uma aposentadoria tranquila, é possível prevenir situações adversas, garantindo a segurança financeira da sua família, caso um dia você não esteja mais presente. Este é o objetivo do benefício de risco, uma ótima opção, principalmente para quem está começando a acumular recursos em seu plano.

Como funciona a cobertura de risco?

O benefício complementar de risco funciona como uma espécie de seguro da previdência, que garante uma indenização aos familiares em forma de rendas mensais ou em um valor único em caso de falecimento do titular do plano.

Quais as vantagens?

Proteção: garantia de segurança financeira para os familiares, possibilitando uma renda para os filhos concluírem os estudos até a universidade ou para que o cônjuge ou companheiro fiquem amparados de forma vitalícia ou durante os primeiros anos.

Liquidez: em um momento difícil, sua família tem a garantia de recursos disponíveis de forma ágil .

Atualizada: em caso de rendas mensais, o valor do benefício é atualizado anualmente de acordo com o índice no qual está indexado o plano, evitando perdas financeiras para a inflação.

Benefício Fiscal: no caso da cobertura de pecúlio, o valor recebido pelo beneficiário é isento de Imposto de Renda. Já para as modalidades de pensão, o titular do plano pode abater os valores referentes à contratação da cobertura de risco na sua declaração de IR.

Complementar à pensão pública: ao receber uma pensão ou pecúlio decorrente de uma cobertura de risco, você não perde o direito à pensão pública.

Você no controle: a cobertura complementar permite readequações ao longo do período.

Quais os tipos de cobertura de risco?

Pensão por prazo certo

Nesta opção, o beneficiário indicado recebe uma renda durante um período determinado na contratação da cobertura (mínimo de 5 e máximo de 30 anos).

Pensão ao filho menor de 21 anos

Esta modalidade é pensada para os filhos. Eles têm direito a uma renda mensal até que completem 21 anos.

Pensão para cônjuge ou companheiro(a)

Esta opção garante uma renda vitalícia para cônjuge ou companheiro(a).

Pecúlio por morte

Nesta modalidade de proteção familiar, o capital segurado é pago em forma de indenização aos beneficiários indicados por você. No pecúlio, o benefício recebido ainda é isento de Imposto de Renda.

Cuidados ao contratar uma cobertura de risco?

Ao contratar uma cobertura de risco em seu plano de previdência, é necessário prestar atenção em algumas regras:

Contribuições em dia
Após a contratação, é fundamental manter as contribuições do plano em dia. Em caso de sinistro, a cobertura só é válida caso o titular tenha realizado todos os pagamentos.

Carência
A cobertura de risco conta com uma carência de 24 meses, a partir da contratação, para casos de morte natural. No caso de morte acidental, não há carência.

Idade
A idade máxima para contratar uma cobertura de risco é de 69 anos. Já a idade mínima, varia de acordo com o tipo de contratação. Nos casos de pensão ao cônjuge e pensão aos menores, a idade mínima é de 16 anos, enquanto para pecúlio e pensão por prazo certo, esse limite é de 14 anos.

Quer saber mais sobre cobertura de risco? Acesse a nossa Central de Ajuda e tire suas dúvidas!

 

 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev