Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que é o Open Finance?

Desvendando o futuro das finanças no Brasil e no mundo

O Open Finance, também conhecido como sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Isso vai além das tradicionais contas bancárias e operações de crédito. Agora, também inclui dados relacionados a investimentos, câmbio, seguros e previdência.

 

Como Funciona?

1. Compartilhamento Seguro: os clientes podem autorizar o compartilhamento de seus dados financeiros com outras instituições. Essa conexão direta permite que essas empresas acessem exatamente os dados autorizados, tudo de forma segura e conveniente.

2. Ampliação do Mercado: com o Open Finance, as instituições podem oferecer produtos e serviços para clientes de seus concorrentes. Isso estimula a competição e beneficia o consumidor, que pode obter tarifas mais baixas e condições vantajosas.

3. Controle nas Mãos: é o cliente que decide quando e quais informações compartilhar. A permissão pode ser revogada a qualquer momento.

Open Banking e Open Finance são a mesma coisa?

O Open Finance é uma ampliação do Open Banking. Enquanto o Open Banking foca em produtos e serviços tradicionais, o Open Finance abrange um espectro mais amplo, incluindo investimentos, seguros e previdência. Imagine que você é cliente de um banco e utiliza um aplicativo de investimentos. Com o Open Finance, você pode autorizar o compartilhamento seguro de seus dados financeiros entre essas duas instituições.

Benefícios do Open Finance

1. Mais Competição: as instituições podem oferecer melhores condições aos clientes, estimulando a concorrência.

2. Melhor Gestão Financeira: os clientes têm acesso a uma visão mais completa de suas finanças, facilitando a gestão da carteira.

3. Ofertas Personalizadas: compartilhar dados permite que as instituições ofereçam produtos mais adequados às necessidades individuais.

O Futuro do Open Finance

O Brasil é uma das referências mundiais na implementação do Open Finance. Além disso, o projeto está evoluindo para incluir o Open Investment, permitindo o compartilhamento de informações de investimentos.

Em breve, poderemos aproveitar ainda mais benefícios, como a interoperabilidade (troca de dados de maneira segura e automática) com o Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto). Imagine portar seus dados financeiros para corretoras e seguradoras com facilidade. O Open Finance é uma jornada rumo a um sistema financeiro mais transparente, acessível e vantajoso para todos.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev