Por que investir em previdência exige visão de longo prazo?
Investir em previdência privada é uma das melhores opções para atingir seus objetivos de longo prazo. Entenda por que sua visão sobre esse produto também precisa estar voltada ao futuro.
Programar a aposentadoria, formar os filhos, comprar um imóvel ou ter dinheiro suficiente para viver de renda no futuro: você sabe o que tudo isso tem em comum?
Normalmente, esses são alguns dos projetos que as pessoas desejam realizar lá na frente, nos próximos cinco, 10 ou até mesmo 30 anos. Por isso, eles são chamados de objetivos de longo prazo.
Quando esses projetos envolvem dinheiro, o melhor caminho para relizá-los é começar a investir. E a previdência privada é a opção ideal para isso.
Com ela, você escolhe quanto quer aplicar, por quanto tempo vai investir e conta com uma série de vantagens ligadas a esse fator. É como uma semente: você planta, rega, cuida e, no futuro, colhe seus frutos.
Mas, para alguns, esse momento de espera é a parte mais difícil. Por isso, vamos te explicar por que a visão de longo prazo é tão importante na hora de investir.
Afinal, por que ter visão de longo prazo?
Ao longo dos anos, muitas coisas podem movimentar o mercado financeiro, e você vai perceber o efeito desse “sobe e desce” na rentabilidade dos seus investimentos.
Lembre-se sempre: acompanhar a evolução da sua carteira é muito importante, mas quando você notar algumas variações negativas, nada de pânico. Como a sua previdência é um investimento de longo prazo, um período de crise não vai prejudicar o seu patrimônio acumulado lá na frente, pois os momentos de recuperação também fazem parte dessa trajetória.
Quer mais uma boa notícia?
Sempre que quiser, você também pode fazer ajustes na sua previdência e mudar a forma como seus investimentos estão distribuídos (aliás essa é uma vantagem que pode transformar momentos de crise em oportunidades). E mais: na Brasilprev, você tem o apoio dos nossos especialistas para tomar as melhores decisões, sempre de acordo com o seu perfil de investidor e seus objetivos.
“Depois da tempestade, vem a calmaria”
Você já ouviu esse ditado? No mercado financeiro, isso é o que normalmente acontece. Por isso ter calma nos momentos de “tempestade” é essencial para conseguir melhores resultados depois.
Antes da pandemia do novo coronavírus, passamos por outras crises que também movimentaram o mercado financeiro: foi assim durante o impeachment de 2016, o famoso “Joesley Day”, em 2017, e a Greve dos Caminhoneiros, em 2018.
Mas depois dessas datas marcadas por forte queda nas bolsas e nos investimentos, o mercado se recuperou e trouxe novas oportunidades para os investidores.
O gráfico a seguir evidencia esses movimentos. As áreas circuladas mostram as quedas na bolsa durante essas crises e, depois, a recuperação do mercado:

Percebeu como os períodos de crise vêm e vão? Por isso, sempre que um período de maiores oscilações chegar, é preciso ter cautela antes de pensar em fazer qualquer movimentação nos seus investimentos para não agir de maneira precipitada.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Não deixe de acompanhar as próximas matérias da trilha “Os 6 porquês da sua rentabilidade”!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.