Por que não comparar seu Brasilprev com outros investimentos?
Cada tipo de investimento tem um objetivo e sua previdência possui diversos diferenciais para você.
Nas análises de suas finanças, você já comparou sua previdência privada com outros tipos de investimento?
Seu plano Brasilprev tem características e benefícios exclusivos, diferentes de outras modalidades de investimento. É exatamente por isso que, antes de comparar, é muito importante entender que cada investimento tem um objetivo.
A poupança, por exemplo, é um meio para iniciar o hábito de guardar dinheiro com foco em metas de curto prazo. Já a previdência privada oferece diferenciais importantes para o longo prazo.
Veja alguns exemplos:
1) Diversificação: uma das grandes vantagens de ter uma previdência privada é a diversificação, que permite a você combinar diferentes estratégias de investimentos para potencializar sua rentabilidade. Essas estratégias precisam respeitar os seus objetivos, momento de vida e perfil de investidor. Por isso, conte com a assessoria de nossos especialistas, para entendermos juntos a melhor composição para os seus projetos.
2) Conversão de renda no futuro: outra vantagem da previdência é a possibilidade de converter o seu patrimônio em renda no futuro. Isso quer dizer que você escolhe como prefere receber o seu dinheiro lá na frente. Se precisar dele para comprar uma casa ou abrir um negócio, pode resgatar tudo de uma vez. Ou se preferir, pode optar por receber em rendas mensais para desfrutar de uma aposentadoria com tranquilidade financeira.
3) Come-cotas: vale lembrar que no seu plano não existem cobranças antecipadas de IR, o famoso come-cotas. Alguns tipos de investimento fazem cobranças semestrais para antecipar o pagamento do IR. Os planos de previdência não contam com esse desconto. Aqui você só paga na hora do resgate ou da contratação de renda. Legal, né?
4) Benefícios fiscais: além de tudo isso, a previdência conta com benefícios fiscais. Se você tem um PGBL e faz a declaração do Imposto de Renda na modalidade completa e contribui para o INSS ou um regime próprio de previdência, é possível descontar até 12% da renda bruta anual declarada no seu IR. Sabe quando você abate aquela visita ao médico ou a mensalidade do colégio das crianças? Com o seu plano é igual.
Lembre-se: no momento do resgate ou da contratação de renda a tributação será sobre o valor total investido, pois o imposto que você não pagou ao longo dos anos será cobrado apenas na hora de usar o dinheiro.
5) Facilidade: como sua previdência é composta por fundos de investimentos, você pode ajustar a composição das suas alocações sem custos.
6) Flexibilidade: Faça suas contribuições quando quiser e no valor que quiser. E também pode suspendê-las em caso de imprevistos. Se decidir que quer atingir seus objetivos de forma mais rápida, pode aumentar o valor das suas contribuições.
7) Sem taxa de carregamento: sua previdência não tem taxa de carregamento. Isso quer dizer que não serão cobradas taxas na hora da aplicação ou da retirada de recursos do seu plano.
Vale lembrar!
Previdência privada e a poupança são produtos diferentes para objetivos diferentes:
A poupança é uma excelente opção para montar a sua reserva de emergência. Nela, seu dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento, rendendo cerca de 70% do CDI.
Já a sua previdência privada é um tipo de investimento de longo prazo, onde seu dinheiro é aplicado em fundos de investimento. Com ela você pode escolher as aplicações que combinam com o seu perfil de investidor e buscar melhores rentabilidades.
Agora que você já sabe de todas as características e os benefícios exclusivos do seu plano de previdência privada, notou que não tem como comparar com outros investimentos, né?
Conte com a gente para investir no seu futuro sempre com muita segurança e solidez para o seu patrimônio!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.