Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Previdência privada pode complementar sua renda na aposentadoria

Quanto mais cedo você começar a se planejar para a longevidade, melhor será a sua estabilidade financeira no futuro.

A nossa vida é corrida, com contas a pagar, projetos para realizar e ainda somos bombardeados de informações nos mostrando tudo o que está acontecendo no mundo. Com tantos estímulos é fácil que fique com certa ansiedade pelo futuro. Mas sabia que isso pode ser uma armadilha?

Não se engane, precisamos estar antenados e focados na nossa rotina, porém, em um mundo de incertezas, não podemos perder de vista uma coisa muito importante: o futuro chega para todos nós e alguns estarão preparados e outros não.

Uma das primeiras coisas que você precisa refletir sobre como você quer estar daqui há 20, 30, 40 anos. Um bom exercício é imaginar que você se aposenta hoje. Como você faria para manter o estilo de vida sem a garantia de um salário todos os meses?

O INSS e a previdência pública

O Brasil dispõe de mecanismos para garantir renda aos aposentados após determinado tempo de serviço. Se você trabalha no regime CLT já deve saber que a cada salário uma parte é descontada para o INSS, que é o Instituto Nacional do Seguro Social.

Após o contribuinte atingir a idade e o tempo de contribuição necessários, é possível é aposentar na chamada previdência pública e o valor que você receberá todos os meses dependerá das suas contribuições ao longo do tempo.

Sabia que é possível conferir quanto tempo falta para você se aposentar desta maneira e quais as exigências? O Governo possui o aplicativo Meu INSS, no qual é possível fazer a simulação de aposentadoria.

A previdência privada como sua aliada

Ao verificar sua aposentadoria pelo INSS, você pode ter uma ideia mais sólida do tempo que falta. Mas é importante também proteger a sua renda por vários fatores:

– É possível que o valor da previdência pública não seja suficiente para manter o seu estilo de vida.

– O tempo necessário para você se aposentar pode ser maior do que você deseja.

– A economia muda constantemente e o seu poder de compra pode ser afetado com o tempo.

– Os seus planos para o futuro podem mudar e você terá objetivos ainda maiores no futuro.

Pensando em todas essas questões, a previdência da Brasilprev pode ser uma enorme aliada para driblar essas inseguranças.

Mas primeiro você precisa entender qual a diferença da previdência privada para a pública. A principal é que você tem o controle total sobre o seu plano e quanto quer investir nele, com vista nas suas metas.

Existem dois tipos de Plano de previdência privada, o VGBL e o PGBL, a diferença entre eles é a forma da tributação. Conheça as características e as vantagens de cada um.

Ao fazer a escolha pelo plano que mais se adequa aos seus objetivos, agora é a hora definir as suas contribuições e por quanto tempo você pretender investir o seu dinheiro.

Se a sua preocupação é que neste momento você não consegue investir muito, pode manter a calma. Uma das maiores vantagens da previdência privada é a flexibilidade. Você pode escolher o valor das suas contribuições mensais, ajustá-lo ao decorrer do tempo e ainda fazer aportes esporádicos para melhorar ainda mais as suas possibilidades de rendimento. E, em caso de alguma urgência financeira inesperada, você pode pausar as suas contribuições e retomá-las quando no momento propício.

A combinação que transformará o seu futuro

Agora que você já conhece as diferenças entre a previdência pública e privada, já deve ter percebido como uma não exclui a outra, pelo contrário, é a junção destas duas formas de renda que podem garantir que você desfrutará do futuro que você tanto trabalhou para ter. Então por que não começar agora mesmo? Conheça os planos da Brasilprev.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev