Profissional PJ precisa dar atenção às finanças no fim do ano
Se você trabalha no modelo de Pessoa Jurídica, confira se o seu contrato de trabalho inclui 13º salário. Educação financeira também é importante para manter o bolso em dia.
Quem trabalha como PJ, sabe que cada contrato de trabalho é diferente, pois os acordos mudam conforme cada contratante.
Em alguns casos você pode ter até férias e 13º salário, nos moldes de um profissional que trabalha em regime CLT. Porém, na contratação PJ, não existe essa obrigação na legislação.
Mas, não é preciso deixar de atuar como pessoa jurídica. Ter esse modelo de trabalho pode ser um desafio na hora de planejar as finanças, mas com um pouco de educação financeira e organização é possível se preparar para todos os momentos.
Comece a se planejar
O primeiro passo é sempre ter um controle rigoroso das suas finanças. É importante ter um orçamento mensal e anual, para que você possa acompanhar de perto os seus gastos e recebimentos. Assim, você consegue antecipar momentos em que não houver ganhos extras, como na ausência do 13º salário.
Outra dica é ter uma reserva financeira. Mesmo que o 13º salário não faça parte da sua realidade, é possível criar uma poupar para emergências e imprevistos.
Conte com a ajuda de quem entende do assunto
E quando falamos em se preparar para o futuro também incluímos o longo prazo, como a independência financeira e até mesmo a aposentadoria.
Não se engane, o tempo corre rápido e quanto mais cedo você começar a pensar nesses assuntos, mais fácil será. Isso porque você poderá começar a poupar e investir pouco a pouco e, com o tempo, ir aumentando suas contribuições.
Neste sentido, a previdência privada é uma excelente ferramenta para quem quer organizar as finanças e construir um futuro financeiro mais tranquilo. Nela, é possível fazer aportes aos poucos para construir uma reserva financeira que poderá ser utilizada em casos de necessidade.
Seja você um trabalhador que recebe ou não o 13º salário, é fundamental acompanhar de perto as suas finanças e contar com uma empresa confiável como a Brasilprev para ajudar nessa jornada.
Conheça nossos planos de previdência e comece a construir o seu futuro!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.