Resumo econômico – abril 2024
Confira como o mercado financeiro se comportou no período
Os preços de ativos financeiros oscilaram bastante em abril e isso se deve a diferentes fatores, como: a tensão geopolítica no Oriente Médio, a inflação nos EUA e a decisão do Fed, Banco Central norte-americano, de adiar a queda de juros.

No Brasil, a reavaliação das metas fiscais foi o evento mais importante. Essas incertezas aumentaram muito em pouco tempo. Os mercados estão avaliando quando e como o Fed vai cortar juros nos EUA, o que tem gerado uma aversão ao risco e valorização do dólar. Isso influenciou a correção de preços de ativos brasileiros.
O Banco Central nacional indicou que deve ser mais gradual na redução de juros a partir de maio. O Fed deve começar a reduzir juros em setembro, mas de forma cautelosa e gradual. A queda de juros nos EUA é importante para reduzir a aversão ao risco.
Internamente, pode haver queda de juros, mas em um ritmo mais moderado. A partir de maio, a redução deve ser de 0,25 pontos percentuais na Selic, com possibilidade de novas reduções no futuro. Ainda é cedo para afirmar com certeza como a situação vai evoluir.
Selic
Na última reunião do Copom, realizada em 8/5, o comitê decidiu cortar a taxa em 0,25 pontos percentual. A Selic passou de 10,75% para 10,50% ao ano.
IPCA
O IPCA de abril registrou alta de 0,38%, acima da projeção do mercado (0,33%. Com esse resultado, a inflação em 12 meses é de 3,69% e acumulado do ano é de 1,8%.
IGP-M
A divulgação do IGP-M de abril trouxe variação de 0,31% ante -0,47% em março, acima do esperado pelo mercado (0,12%). Com esse resultado, o índice acumula queda de -0,60% no ano e de -3,04% nos últimos 12 meses.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.