Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

6 Formas de pagamento da aposentadoria

A previdência privada dispõe de diversas modalidades de resgate do benefício ao fim do período de acumulação. Conheça formas de pagamento da aposentadoria neste artigo.

Nos planos de previdência privada, os beneficiários têm o direito de escolher como querem fazer o resgate do montante ao fim do período de acumulação. Existem diversas formas de pagamento da aposentadoria, podendo ser feita a retirada total do dinheiro ou em parcelas. 

Neste artigo, vamos apresentar as modalidades de recebimento de benefício que disponibilizamos para os clientes da Brasilprev.

6 opções de pagamento da aposentadoria pela Brasilprev 

Essas escolhas de pagamento da aposentadoria foram pensadas para te ajudar a encaixar o seu patrimônio à realização dos seus sonhos do jeito mais certeiro possível. Conheça melhor cada uma das opções:

1. Pagamento único 

Neste caso, é feito o resgate total do valor acumulado ao longo dos anos. O beneficiário receberá todo o dinheiro em apenas uma parcela. 

2. Renda mensal vitalícia

O beneficiário receberá um valor mensal até o fim da vida. Esse montante é calculado com base na expectativa de vida do titular. 

3. Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário indicado

As parcelas mensais são pagas até o fim da vida do beneficiário. Após sua morte, contudo, se a aposentadoria ainda estiver em fase de utilização (ainda estiver dentro do prazo estabelecido para o recebimento), a renda é revertida vitaliciamente para o herdeiro.

4. Renda por prazo certo

Um valor é pago mensalmente por um prazo definido. Em caso de falecimento do titular, o direito de recebimento passa para os herdeiros até o fim do período. 

5. Renda mensal temporária

As parcelas são pagas mensalmente até um prazo pré-estabelecido a partir de uma data. Nesse caso, o beneficiário recebe o montante até o fim da vida ou até alcançar o prazo — o que se aproximar primeiro. 

6. Renda mensal com prazo mínimo garantido

Os pagamentos são feitos até a morte do titular e ele pode estabelecer um prazo para que os seus herdeiros recebam o valor após o seu falecimento. 

O que analisar na hora de escolher a forma de pagamento da aposentadoria? 

Olhando algumas dessas opções, você pode estar se questionando como saber qual é a forma de pagamento da aposentadoria mais ideal para você. Muitas delas têm grandes semelhanças entre si, mas as diferenças as tornam específicas para cada caso. 

Sendo assim, alguns dos fatores que devem ser considerados na hora da escolha são:

  • idades dos titulares e beneficiários;
  • existência de dependentes ou não;
  • montante acumulado no período;
  • metas com o dinheiro guardado;
  • entre outros.

Os objetivos que você traça para o seu futuro dependem de diferentes caminhos e decisões para que sejam alcançados. Por isso, também ter flexibilidade com o uso do seu patrimônio é fundamental para o sucesso do que você planejou.

Quando a sua data de saída do plano estiver próxima, os clientes da Brasilprev receberão em seus endereços cadastrados o documento com todas as simulações para fazer a sua escolha e ficar ainda mais perto do futuro seguro e tranquilo que planejou.

No nosso Simulador de Previdência Privada, você também consegue fazer uma projeção das formas de pagamento da aposentadoria ao fim do período de resgate.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev