Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

3 formas simples de organizar seus gastos financeiros

Você é do time do caderno, planilha ou aplicativos?

Organizar os gastos é o primeiro passo para manter as finanças em dia e evitar dívidas desnecessárias. Afinal, é através dessa análise que se torna possível visualizar o quanto podemos gastar versus o que realmente gastamos.

Existem diversas maneiras de fazer isso, que atendem a todos os gostos. Para os mais tradicionais, que preferem anotar tudo em papel e caneta, assim como para os mais analíticos, que adoram planilhas, e até mesmo para os mais modernos, que não abrem mão da tecnologia de aplicativos para ajudá-los no dia a dia. E você? É do caderno, planilha ou aplicativos?

 

Time do caderno

 

Para quem prefere o método tradicional, anotar os gastos em um caderno pode ser uma boa opção. É um método simples, que não requer nenhum tipo de tecnologia e permite que você veja de forma clara tudo o que foi gasto. Além disso, é uma ótima opção para quem prefere fazer as contas à mão.

Para manter o controle das suas finanças, é importante não apenas registrar suas entradas e despesas fixas, mas também ter em mente as despesas eventuais, como o IPVA, o seguro do carro e o IPTU. Isso evitará surpresas desagradáveis no momento do pagamento.

Ao analisar seus gastos, é importante prestar atenção para evitar erros de cálculo ou de avaliação. É recomendado revisar suas anotações ao longo do mês, fazendo os ajustes necessários para que você possa se manter dentro do orçamento previsto.

E lembre-se de guardar o caderno em um lugar acessível, onde todos os envolvidos nas finanças (caso você não viva sozinho) saibam onde está.

 

Amantes da planilha

 

Outra opção é utilizar uma planilha. Existem diversas opções disponíveis online, e você pode até mesmo criar a sua própria planilha personalizada, usando o bom e velho Excel. A grande vantagem desse método é que ele permite que você organize seus gastos de forma mais precisa e categorizada.

Além disso, é possível fazer cálculos automáticos e ver gráficos que mostram o seu progresso. No entanto, para utilizar esse método, é necessário ter um mínimo de conhecimento da ferramenta. Mas ela não é um bicho de sete cabeças, com um pouco de dedicação e pesquisa, já é possível se organizar sem a necessidade de ser um expert no assunto.

 

Não largo meus aplicativos

 

Por fim, existem diversos aplicativos disponíveis para organizar seus gastos financeiros. Eles são uma ótima opção para quem quer ter facilidade e praticidade na hora de organizar as finanças. Alguns aplicativos permitem que você sincronize suas contas bancárias e cartões de crédito, o que facilita ainda mais a tarefa de categorizar os gastos. Uma grande vantagem dessa tecnologia é que você pode lançar alguns gastos na hora, como um almoço que não estava previsto e até um cafezinho.

No entanto, é importante escolher um aplicativo confiável e seguro, já que você lidará com informações financeiras pessoais. Além disso, alguns aplicativos podem ser pagos ou exigir um plano premium para acessar todas as funcionalidades.

E sabe o que funciona muito bem quando o assunto é planejamento financeiro? Uma previdência privada. Seja você do caderno, planilha ou aplicativos, na Brasilpev você encontra planos de previdência privada que se encaixam perfeitamente com seus objetivos e gastos mensais.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev