Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

É possível investir em renda fixa e variável com a previdência privada?

Você já deve ter visto esses termos em noticiários de economia, mas é importante entender como eles impactam o seu investimento.

Compreender a diferença entre renda fixa e renda variável é uma das primeiras tarefas para você que deseja começar a investir. O motivo é que cada tipo de investimento é formado por diferentes fundos ou ativos e isso influencia em aspectos como rentabilidade e riscos.

Renda fixa

Títulos de renda fixa são atrelados a algum índice ou taxa de juros, como Selic e IPCA, Isso significa que a rentabilidade é definida previamente, ou seja, você já começa sabendo que aquele valor que você depositou, ao final do período estipulado, renderá, por exemplo, 100% da Selic ou IPCA + 7%.

Por ser mais previsível, a renda fixa pós-fixada é considerada menos arriscada, sendo uma opção indicada para investidores conservadores ou para quem está começando a se aventurar no mercado de investimentos.

Renda variável

Já na renda variável, a rentabilidade depende da performance do mercado e das empresas ou instituições em que se investe. Como o próprio nome implica, este é um tipo de investimento em que o rendimento pode variar ao longo do tempo, sendo mais arriscado, mas também com a possibilidade de lucros maiores. Os principais investimentos em renda variável são as ações de empresas, os fundos imobiliários, os fundos de investimento em ações, entre outros.

Esse tipo de aplicação é mais indicado se você possui o perfil de investidor arrojado, que busca maior rentabilidade a longo prazo, mas que está disposto a correr mais riscos.

Conheça os tipos de perfil de investidor e identifique o seu.

Diversificação é a chave

Na balança entre mais previsibilidade ou mais rentabilidade qual lado pesa mais para você? Esta é uma reflexão importante e vai definir toda a sua estratégia financeira. Nesta avaliação, a Brasilprev se mostra uma ótima alternativa, pois os planos de previdência privada são formados por diferentes fundos, que, por sua vez, podem ser de renda fixa ou variável.

Na prática, isso quer dizer que você possui total liberdade para diversificar a sua carteira de previdência privada como melhor lhe atender. É possível iniciar com uma carteira totalmente voltada para a renda fixa e, à medida que for ganhando mais segurança e experiência com os investimentos, colocar pequenas quantias da sua reserva na renda variável para começar a entender como funciona.

Outro ponto positivo de aplicar a diversificação nos planos da Brasilprev é que este não é um voo solo para você. Por meio dos nossos canais digitais ou do nosso time de especialistas, você tem assessoria constante para guiar suas escolhas e mostrar quais as melhores opções para os seus objetivos.

Exercite seus aprendizados nos diferentes tipos de investimentos e coloque a previdência privada no centro da sua estratégia financeira pensando no futuro!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev