Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que é renda fixa e quais são as principais aplicações?

A renda fixa já possui a rentabilidade pré definida no momento da contratação, diferente da variável que não pode ser prevista. Conheça os principais meios para realizar esse tipo de investimento.

A renda fixa, como o nome já propõe, é uma classe de investimentos em que a rentabilidade é determinada no momento da contratação. 

Por exemplo, se você investir em um título com juros prefixados que paga 5% de rentabilidade ao ano, na data de vencimento do contrato o valor a ser recebido é o que foi acordado. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo! 

O que é renda fixa e como ela funciona?

A renda fixa é sinônimo de rentabilidade garantida e risco zero de perda, como muita gente pensa? 

Para entender melhor, primeiro, vamos começar explicando: nos conceitos de renda fixa, o cálculo da remuneração é previamente definido e já exposto no momento da aplicação. 

A compra de um título de renda fixa “empresta” dinheiro para alguém e, em troca, espera-se receber o valor aplicado no futuro somado aos juros, que representam a remuneração pelo tempo que o recurso ficou “empresatado”. 

Os emissores dos títulos de renda fixa (aquelas que tomam o dinheiro emprestado) podem ser bancos, empresas e até o próprio governo. 

Outra questão levantada é em  relação aos riscos da renda fixa. O investidor pode não receber o valor acordado no momento da aplicação caso o governo ou empresa não faça o pagamento até a data acordada. Para evitar essa questão é necessário estar atento aos prazos definidos. 

Qual é a diferença entre renda fixa e variável? 

Se nos investimentos de renda fixa o valor da remuneração já é conhecido, na renda variável acontece o oposto. O investidor não consegue ter um panorama de qual será a rentabilidade da aplicação previamente. 

Nesse caso, é possível realizar projeções de mercado com base em análises e balanços de quem emitiu as ações, mas nada assegura o cenário e a remuneração. 

Os principais investimentos em renda fixa

A renda fixa é uma grande categoria de investimentos e reúne diversos tipos. Os principais são: 

1. Títulos Públicos 

Os títulos públicos são considerados os investimentos mais seguros porque são emitidos pelo governo. 

Para realizar esse tipo de investimento, é necessário considerar algumas taxas como: 

  • tarifa de custódia: paga à bolsa de valores, onde esses títulos são comercializados;
  • taxa de administração: cobrado por alguns bancos para realizar a intermediação das operações.

 2. Poupança 

O investimento mais tradicional do Brasil em que dezenas de milhões de pessoas possuem pelo menos um pouco de dinheiro guardado na caderneta. 

Nessa modalidade, as regras de funcionamento e rentabilidade seguem o que é estabelecido pelo governo e não há taxas para aplicação e nem incidência no Imposto de Renda. 

A remuneração oferecida aos investidores é a mesma em todas instituições e varia de acordo com a taxa Selic

 3. Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) 

 Enquanto o governo levanta dinheiro emitindo títulos públicos, os bancos fazem isso por meio dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). 

Eles são comuns e oferecem como remuneração um percentual de algum índice de referência de renda fixa, geralmente a taxa CDI.

 4. Debêntures 

 As debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. Representam uma dívida, como os títulos públicos e CDBs, mas com emissores diferentes do governo ou dos bancos. 

Neste caso, os recursos são levantados pelas empresas e servem para financiar grandes projetos, como a expansão internacional. 

 5. LCI e LCA 

 A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são semelhantes aos CDBs, também emitidos por instituições financeiras, e a diferença é em relação à restrição em relação às  atividades de crédito, que só podem ser relacionadas ao setor imobiliário ou ao agronegócio. 

Conseguiu entender o que é renda fixa e como investir da melhor forma? Continue aprendendo sobre economia e saiba mais sobre a carteira de investimentos!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev