Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que é taxa Selic? A “mãe” de todas as taxas

Você ainda se pergunta o que é taxa Selic? A “mãe” de todas as taxas influencia diretamente o seu cotidiano e em outros encargos. Saiba mais sobre o assunto e confira um exemplo prático lendo este artigo.

Você já se perguntou o que é a taxa Selic? 

Por ser a taxa básica da economia, ela acaba influenciando outros encargos de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e das aplicações financeiras. Quando o Banco Central  altera a Selic para baixo, por exemplo, os juros cobrados pelas instituições financeiras ao emprestar também diminuem, além da rentabilidade dos títulos ligados a ela.

O contrário acontece quando a Selic sobe: o custo dos bancos fica mais alto e eles repassam isso para o custo dos empréstimos. A rentabilidade dos investimentos atrelados à Selic também sobe.

Saiba mais detalhes sobre o assunto neste artigo!

O que é taxa Selic? 

O nome “Selic” é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Nada mais é do que uma forma do Banco Central registrar todas as operações relacionadas aos títulos do Tesouro Nacional.

Esta é uma referência para a economia brasileira, indicando a situação do país. Existem metas anuais, definidas a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e elas se baseiam em diversos indicadores financeiros como o IPCA, Inflação e os Certificados de Depósitos Interbancários (CDI). 

Como a Taxa Selic influencia a minha vida?

Além de entender o que é taxa Selic, para ver como ela funciona, nada melhor  do que enxergar as variações no cotidiano, alguns exemplos práticos são:

 1. Produtos importados

Por ser utilizada para indexar títulos públicos, as alterações influenciam diretamente na quantidade de investimento estrangeiro no país. 

Dessa forma, quanto mais alta a taxa de juro, mais estrangeiros buscam investir no Brasil em títulos atrelados aos juros. Isso pode alterar diretamente o preço do dólar. Por consequência, com o dólar mais barato, os produtos importados tendem a baratear. 

2. Disponibilidade de Crédito

Se a Selic subir muito, os bancos e financeiras possuem um custo maior para captar recursos, dificultando a concessão de crédito. No caso contrário, o crédito se torna mais acessível e fomenta a movimentação da economia. 

Qual é o impacto das variações da Taxa Selic no mercado? 

Além dessas movimentações do mercado real, as apostas de altas e quedas da Selic acabam movimentando a curva de juros futura da economia, importante elemento de precificação diária dos ativos de renda fixa.

Se a expectativa do mercado é de uma alta da taxa Selic nas próximas reuniões do COPOM, a demanda por títulos pós-fixados (aqueles que rendem a taxa Selic do momento do vencimento do título) aumenta. Isso faz com que o preço desses títulos aumente, melhorando o rendimento dos ativos de renda fixa.

Em contrapartida, os títulos prefixados, aqueles que no momento da compra você já sabe quanto vai ter de rentabilidade, apresentam queda de preços, dado que no momento da compra o nível da taxa Selic era menor.

Confira um exemplo prático  

João e Maria compraram, cada um, um título de renda fixa atrelado à Selic. Nesse nosso exemplo, a Selic é de 5% a.a.

O João comprou um título prefixado, que tem como referência a Selic hoje. O título vencerá em 2 anos e paga 5% a.a. A Maria também comprou um título que vence em 2 anos, mas o título dela paga 100% da Selic a.a. no vencimento (ou seja, pós-fixado). Nesse momento, os dois estão iguais.

Porém, o mercado começa a acreditar que a taxa Selic, em 2 anos, vai para 7%. Então, a curva de juros futura começa a precificar essa previsão do mercado, com os investidores buscando títulos que paguem algo mais próximo desses 7% do que rentabilidades menores. 

Assim, os títulos prefixados, que valem 5%, têm pouca demanda, fazendo com que o preço deles caia. Já os títulos pós-fixados começam a valer mais pela alta procura.

Assim, se o João quiser vender esse título agora, o mercado vai querer dar uma rentabilidade de 4,7%. Enquanto para a Maria, o mercado está disposto a pagar 6%. João vai ver sua rentabilidade cair naquele dia, enquanto a Maria, subir; mesmo que os dois estejam em ativos de renda fixa, atrelados à mesma taxa, a Selic.

Em momentos de muita volatilidade e incerteza nos mercados, os títulos de renda fixa podem apresentar variações parecidas ou até maiores que um ativo considerado mais arriscado, como as ações. 

É importante lembrarmos que existe um mercado de compra e venda diário de renda fixa, como acontece com as ações da bolsa. Ambos são impactados diretamente pelas notícias do dia a dia, refletindo o apetite dos investidores por risco e por diferentes tipos de ativos.

E aí, deu para entender o que é taxa Selic? Para continuar entendendo como os dados econômicos influenciam a sua vida, descubra também porque diversificar a carteira de investimentos

 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev