Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O Que É Vida Financeira E Por Que Ela Importa?

Ter uma vida financeira que leve em consideração todos os estágios de desenvolvimento do seu capital é fundamental. Veja mais no artigo.

O que é a primeira coisa que vem à sua mente quanto falamos em vida financeira? Um sonho distante? Um problema? Uma meta a ser atingida? 

Muitos sabem que encontrar o equilíbrio e também conseguir separar um pouco de dinheiro para investir, especialmente tendo contas para pagar ao fim do mês, é um grande desafio. 

Ainda assim, com um planejamento e um pouco de organização, é possível conciliar essa balança. Para ajudá-lo nessa caminhada, neste artigo, você poderá entender melhor sobre:

  • o conceito de vida financeira;
  • como organizá-la;
  • principais fases dela;
  • e porque ela é importante.

Vamos lá? 

O que é a vida financeira?

Esse conceito está relacionado com os gastos e ganhos de uma pessoa. Mais do que isso, ele não está ligado a quanto dinheiro você recebe, mas se o que você ganha é suficiente para garantir uma vida confortável.

Assim, ter uma vida financeira saudável significa que você não tem problemas para pagar as contas e consegue existir de forma plena, sem precisar se preocupar com seu orçamento com frequência. 

Isso parece uma realidade distante da sua?

Como organizar a sua vida financeira?

Para atingir uma vida financeira saudável e equilibrada, é preciso ter um planejamento nas contas. Isso porque somente assim é possível descobrir o que é realmente uma prioridade para você e quais coisas são dispensáveis. 

Para ajudá-lo a se organizar nessa área da sua vida, veja a seguir algumas dicas: 

1. Estruture suas finanças

O primeiro passo para colocar sua vida financeira em ordem é estruturá-la. Para isso, é ideal que você tenha um controle. Você pode fazer isso por meio de uma planilha no Excel, em aplicativos para celular ou mesmo no papel. 

Aqui, é importante ter controle dos seus gastos mensais. É somente dessa maneira que você irá entender para onde foi seu dinheiro e poderá cortar desperdícios. 

2. Evite parcelamentos muito longos

Não há como negar que o cartão de crédito é uma ótima funcionalidade. No entanto, é importante se atentar para não gerar dívidas desnecessárias, como parcelamentos longos que comprometem sua renda por muito tempo. 

Mais do que isso, é fundamental pagar a fatura na data do vencimento, já que, ao não quitá-la, a chance de endividamento é muito grande, em especial por conta dos altos juros. 

3. Defina metas financeiras

Para organizar as suas finanças e a sua vida financeira, outra boa dica é definir metas para o futuro. Com isso, você estabelece quantias que precisam ser separadas para atingir esse objetivo ou mesmo fixar um valor máximo para momentos de lazer. 

4. Comece a investir 

De nada adianta ter dinheiro e deixar ele lá, embaixo do colchão, sem render nada, certo? Assim, uma boa pedida é começar a investir parte do valor que você está guardando para o futuro para que ele renda mais e lhe traga mais segurança financeira. 

Para isso, existem diversas modalidades de aplicações e você pode montar uma carteira de investimentos com aqueles que mais lhe agradam. Você pode escolher modalidades mais seguras como a previdência privada ou mais arrojadas como aplicações na bolsa. Bem interessante, não é? 

E, se você não sabe por onde começar, um dos consultores da Brasilprev pode ajudá-lo a encontrar aqueles que se adequam melhor ao seu perfil!

Quais são os estados de vida financeira?

Sabia que existem estados na vida financeira? É isso mesmo! 

Agora que você já viu algumas maneiras que podem auxiliá-lo em como organizá-la, é hora de conhecer mais sobre os estados dela e verificar em qual etapa você está.

Veja mais a seguir: 

1. Ganhar dinheiro

Esse é o primeiro estágio da vida financeira. Ele está relacionado à fase em que o seu foco principal é ganhar dinheiro. Nesse período, você está em busca de oportunidades para fazer uma renda extra e assim por diante. 

2. Guardar dinheiro

Depois de encontrar novas formas de arrecadar mais valores, as pessoas passam para o próximo estágio da vida financeira. Ele está ligado à etapa de poupar valores para  usar no futuro. 

3. Investir

Esse é um estado muito importante, pois é quando você percebe que apenas economizar valores não vai ser suficiente para ter uma vida plena e feliz no futuro. Assim, você começa a buscar alternativas para fazer seu dinheiro render mais e começa a investir. 

4. Aproveitar

O último estágio da vida financeira é o mais aguardado e fala de usufruir aquilo que você guardou e investiu. É, normalmente, o momento em que é possível aproveitar a aposentadoria, fazer uma viagem ou mesmo investir em um imóvel.

Por que a vida financeira importa? 

Estando por dentro do que é a vida financeira, como organizá-la e também por quais estados ela passa, você já deve ter entendido um pouco de porque ela importa e também como ter sucesso nela. 

Se atentar a ela é importante para garantir um futuro mais tranquilo e cheio de conquistas, por meio de investimentos inteligentes. Para ter sucesso, você precisa observar quais são seus desejos, sonhos e necessidades e estabelecer metas para chegar onde deseja. 

E, para isso, lembre-se sempre de contar com a Brasilprev. Afinal, com nossos consultores você faz a escolha que mais faz sentido para você, seja no curto, médio ou longo prazo. Por isso, fale agora mesmo com um consultor de investimentos da Brasilprev!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev