Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Por Que Não Realizar Resgate Antecipado De Investimentos?

Fazer um resgate antecipado de um investimento pode trazer prejuízos relacionados ao rendimento e à tributação. Entenda os motivos para evitar esse procedimento e como garantir bons resultados!

Mesmo que você tenha um bom planejamento financeiro pessoal, é possível que imprevistos aconteçam e o dinheiro que você tem aplicado pode ser útil em um resgate antecipado.

Mas será que esse procedimento é correto? Confira a seguir!

O que é resgate antecipado de investimentos?

Quando você investe o seu dinheiro, está fazendo um acordo com o emissor sobre o período mínimo para que o valor investido fique rendendo.

Isso não significa, entretanto, que é obrigatório não ter mais acesso ao dinheiro. É possível realizar um resgate antecipado, que é a retirada do dinheiro antes da data prevista.

Por que não fazer resgate antecipado de investimentos?

Não existe um momento ideal para fazer esse tipo de resgate, já que cada aplicação possui suas regras. Saiba mais sobre o assunto no vídeo que preparamos para você:

No caso da previdência privada, que é um investimento de longo prazo, sua rentabilidade fica mais interessante a longo prazo.

Existem algumas consequências ao fazer esse tipo de resgate, como:

1. Tributação

A previdência privada, assim como outros investimentos, conta com incidência de Imposto de Renda no momento da retirada de recursos. Para aqueles que têm plano com tributação regressiva definitiva, o valor do imposto tem relação direta com o período de aplicação dos recursos.

Isso quer dizer que a tributação começa em 35% e vai diminuindo ao longo do tempo, até chegar em 10% após 10 anos. Ou seja, quanto mais tempo mantiver seus investimentos, menor será o imposto pago.

2. Perda de dinheiro

Ao resgatar seus investimentos durante um momento de crise por exemplo, você vende seus ativos justamente quando eles estão desvalorizados. Com isso, a venda feita com um valor mais baixo traz prejuízos financeiros e você pode perder rendimentos.
Além disso, depois que os preços oscilam para baixo, a tendência sempre observada é de recuperação. E claro que você gostaria de aproveitar essas oportunidades, certo?

Evite prejuízos ao realizar um resgate antecipado

Para evitar prejuízos é importante priorizar um bom planejamento financeiro. Para isso, você pode contar com a equipe especializada da Brasilprev, que te ajuda a tomar decisões melhores e criar mecanismos para evitar prejuízos.

Confira a carteira sugerida e tenha o auxílio necessário para combinar investimentos de curto e longo prazo, evitando prejuízos e aumentando a sua rentabilidade. 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev