Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Vai morar de aluguel? Confira algumas dicas para não ser pego de surpresa com dívidas inesperadas

Assim como ter a casa própria, alugar um imóvel requer paciência e bastante planejamento financeiro

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de brasileiros que estão morando de aluguel cresceu entre 2016 e 2023, passando de 17,3% para 20,2% no período. Seja por necessidade ou opção, mais de 45 milhões de pessoas não possuem um imóvel próprio e, caso não façam um bom planejamento para pagar o aluguel mensalmente, podem ter problemas financeiros. No entanto, existem algumas estratégias que ajudam a manter o bolso em ordem e curtir a sua “casinha” tranquilamente.

Muita calma nessa hora

Quando temos uma decisão importante para tomar, o impulso pode ser o nosso pior inimigo. Antes de escolher o seu imóvel, questione-se sobre o que é importante para você. A localização? A metragem? Tem garagem? É casa ou apartamento? E, claro, nunca esqueça de avaliar se o preço está condizente com a sua situação financeira e com a oferta. Especialistas dizem que o valor do aluguel deve ser de até 30% de sua renda mensal. Ou seja, se você recebe R$ 3.000,00 por mês, o aluguel precisa ser de até R$ 900,00.

E não esqueça de avaliar bem as condições do imóvel para evitar futuras dores de cabeça com manutenções que estavam fora do planejado. Coloque na conta também as despesas fixas além do aluguel, como IPTU, condomínio e uma estimativa de despesas com energia, água e gás.

Fiador x Seguro Fiança x Depósito Caução

 

Morar em uma casa alugada não é simplesmente assinar um contrato e pegar a chave. O proprietário precisa de uma garantia para caso você não consiga arcar com as despesas. Uma delas e, talvez, a mais conhecida é o fiador, alguém disposto a se colocar como responsável pelo pagamento da dívida, caso o devedor não pague ao credor. A dificuldade nesse caso é encontrar alguém disposto a assumir esse risco, por mais que ela confie em você.

Outras garantias existentes são o seguro fiança e depósito caução. O seguro fiança é um contrato em que uma seguradora se compromete a pagar o valor do aluguel caso o locatário não cumpra com suas obrigações. Já o depósito caução é uma quantia que o locatário deposita como garantia e que será devolvida ao final do contrato, caso não haja pendências. A principal diferença entre as duas opções é que o seguro fiança envolve o pagamento de uma taxa anual pela seguradora, enquanto o depósito caução exige que o locatário tenha a quantia disponível para depositar. Além disso, o depósito caução pode gerar um rendimento ao locatário, enquanto o seguro fiança não oferece essa possibilidade.

Tenha uma reserva de emergência

 

Como escrito no dicionário, um imprevisto é aquilo que não foi previsto, algo inesperado. E isso pode acontecer com todo mundo. Perder o emprego, surgir um gasto inesperado, entre outras situações. Agora, imagine que você seja pego de surpresa e precise escolher uma conta no mês que irá deixar pagar! O aluguel não deve ser uma opção! Por isso, ter uma reserva de emergência é extremamente importante para que, caso ocorra algum imprevisto, seja possível garantir o pagamento das suas contas até que você consiga se reestruturar.

Leia o artigo abaixo, onde falamos um pouco mais sobre planejamento financeiro e reserva de emergência:

Saiba Quais São Os Tipos De Reserva Financeira Existentes

Dicas rápidas

Além de tudo isso que você leu nesse artigo, existem algumas outras dicas rápidas e práticas, que podem valer ouro na hora de morar em seu novo lar alugado:

Divida a casa ou o apartamento com amigos 🧍🧍‍♂️

Negocie o valor do aluguel 💰

Prefira imóveis em regiões mais baratas 🔍

Observe a segurança da região 👮‍♀️

Leve em conta o seu gasto com locomoção 🚇

Paciência é a sua melhor amiga na hora de escolher onde irá morar. E a Brasilprev é sua melhor opção para fazer o seu planejamento financeiro, seja para morar de aluguel ou começar a poupar o dinheiro para o futuro e conquistar a tão sonhada casa própria.

Invista na Brasilprev!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev