Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Saiba Quais São Os Tipos De Reserva Financeira Existentes

Descubra no artigo quais os tipos de reserva financeira existentes e entenda como criar a sua. Leia agora!

Ter um dinheirinho guardado é fundamental em diversos momentos da vida, certo? Seja no caso de alguma emergência, para fazer uma viagem ou mesmo se aposentar com mais tranquilidade, essa quantia certamente fará a diferença. Por isso, é importante ter diferentes tipos de reserva financeira. 

Nesse artigo, você irá entender a importância de ter economias e, também, como incluir essa meta no planejamento das suas finanças pessoais

Preparado para aprender mais sobre o tema? Então, vamos lá!

O que é uma reserva financeira? 

O nome pode até parecer complicado, mas, na prática, a reserva financeira pode ser compreendida como um “fundo” que você cria para atingir determinado objetivo ou mesmo se precaver em caso de emergências. 

Ou seja, essas economias são pequenas somas de dinheiro que você guarda com uma finalidade específica. É como se fossem “cofrinhos” nos quais você coloca um valor periodicamente. 

Por exemplo, se sua meta é viajar, pode começar a economizar com essa meta e essa será a sua “reserva para viagem”. Até que é bem simples, não é? 

Como fazer uma reserva financeira? 

O sucesso das suas economias depende de diversas condições. No caso, se você deseja começar a criar uma reserva financeira, começar é muito simples. É preciso somente, se atentar a um ponto em especial: poupar.  

Mas como assim? 

É importante reservar uma parte do seu dinheiro antes de começar a gastá-lo. Isso fará com que ele cresça mais rapidamente no futuro. Essa parte da sua renda que pode ser investida em um produto financeiro fará seus recursos prosperarem sem que você tenha que fazer nada para isso.

Para isso, você pode contar com diversas modalidades de aplicação, que vão desde a previdência privada até ações na bolsa. O ideal é ter o apoio de um consultor de investimentos para encontrar a opção que melhor se enquadra no seu perfil. 

Além disso, é fundamental saber com exatidão como estão os seus gastos e da sua família. Assim, caso necessário, você pode criar estratégias para diminuí-los ou, ainda, buscar fontes de renda extra para conseguir aquela sobrinha para guardar.

Quais são os tipos de reserva financeira?

Você já entendeu que ter economias guardadas é muito importante para não ser pego de surpresa por algum imprevisto ou mesmo para investir em um sonho, certo? Mas sabia que existem tipos de reserva financeira? 

Exatamente! E eles dependem do propósito para o qual você está juntando esse valor extra. Veja a seguir as três principais categorias: 

1. De emergência 

Na vida, imprevistos em que você vai precisar de um dinheiro rapidamente acontecem. Por isso, é necessário que você tenha economias com esse propósito entre os tipos de reserva financeira que está criando. 

Pode ser para ajudar alguém, pagar um conserto no carro ou ainda  para os seus gastos pessoais,caso fique um tempo sem trabalhar. Claro que o dinheiro acumulado também pode ser usado para oportunidades, como entrar em um negócio novo que se provou promissor ou dar entrada em um imóvel que está com um preço bom.

Para esse tipo de reserva, as aplicações mais indicadas são aquelas que possuem liquidez imediata, ou seja, que você pode resgatar no momento em que quiser sem prejuízo da rentabilidade.

2. De objetivo 

Outro entre os tipos de reserva financeira é aquela que se relaciona com os seus sonhos ou metas de curto prazo. Ao se tratar de dinheiro, pensamos em uma reserva para ser utilizada num período definido, como em um curso daqui a dois anos ou um intercâmbio em cinco anos.

Nesse caso, o valor precisa ficar investido em produtos que tenham um prazo de vencimento maior, pois quanto mais tempo ficar ali, maior a rentabilidade que ele oferece.

3. Para o futuro 

Entre os tipos de reserva financeira, a para o futuro ou para o longo prazo é aquela que você cria para garantir mais tranquilidade caso queira fazer um investimento maior ou mesmo se planejar para ter uma aposentadoria tranquila.

Nesse caso, os produtos financeiros mais adequados são os fundos de previdência, que preservam seu capital e proporcionam mais chances de rentabilidade no longo prazo. Existem vários tipos de fundos com essa proposta, o que permite que você encontre o mais adequado para você, segundo seu perfil, objetivos e possibilidades de contribuição.

Qual é a importância de ter um dos tipos de reserva financeira?

A importância de ter um ou mais tipos de reserva financeira descritos previamente está em, justamente, se precaver em caso de imprevistos ou se planejar para atingir uma meta que exija um investimento maior. 

Ao ter esse dinheirinho separado, fica muito mais fácil “dar a volta” em uma emergência, pagar uma viagem ou mesmo comprar um carro zero sem enrolação com as suas finanças. O que lhe dará mais tranquilidade em situações desafiadoras e também para curtir os frutos do seu trabalho. 

Falando nisso, que tal verificar formas de planejar sua aposentadoria? Leia o artigo que preparamos com o tema e descubra como se organizar para curtir a melhor idade sem preocupações!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev