O que é viés de disponibilidade e como evitá-lo?
O viés da disponibilidade faz com que decisões sejam tomadas sem considerar questões racionais e analíticas. Saiba como ele influencia nas suas decisões financeiras.
Você gostaria de melhorar os resultados dos seus investimentos? Então esse é o momento para estudar sobre viés de disponibilidade e finanças comportamentais.
As noções de psicologia permitem a compreensão dos motivos que levam parte dos investidores a tomarem decisões baseadas em emoção, contrariando muitas vezes o seu planejamento financeiro, objetivos e até mesmo uma análise técnica mais profunda.
O que significa o viés de disponibilidade?
Quase nunca tomamos uma decisão de forma racional, isso porque as nossas emoções influenciam diretamente nas escolhas, mesmo que de forma inconsciente.
É exatamente neste ponto que o conceito de viés de disponibilidade aparece: ele diz que as informações mais fáceis de serem lembradas têm maior peso na hora de fazer uma escolha.
E o que isso tem a ver com os investimentos?
Imagine que você está compondo a sua carteira e ao escolher permanecer ou não em um determinado fundo, baseia a sua decisão nas informações que estão disponíveis na sua mente no momento: seja uma notícia que viu no jornal há alguns dias ou uma conversa que teve com os seus amigos.
Mas essa pode ser uma armadilha, uma vez que ao fazer uma definição relacionada a investimentos, ela precisa estar baseada em informações atualizadas para que uma análise cuidadosa e estratégica seja feita.
Na prática você pode realizar um resgate antecipadamente, perder uma oportunidade de pagar menos impostos e perder rentabilidade de um investimento caso tome uma decisão equivocada.
Além desse conceito, as finanças comportamentais também apresentam outros conceitos como:
O que é o viés de ancoragem?
A ancoragem é um processo em que o investidor acaba focando em apenas um número de referência e acaba utilizando uma mesma informação para situações diferentes.
O que é uma grande armadilha, já que é preciso se manter atualizado para conseguir tomar decisões mais analíticas.
O que é viés de representatividade?
Imagine um investidor de imóveis que sempre pensa na instabilidade do governo na hora de planejar seus próximos passos. Ele sempre pensa no confisco de bens que ocorreu na década de 1990 e por esse motivo considera a poupança como um investimento arriscado.
Com isso, essa pessoa acaba ignorando a realidade atual e passa uma vida fazendo escolhas a partir desse único acontecimento.
Como os investidores podem evitar o viés de disponibilidade?
Lembre-se que temos dificuldade para pensar e calcular probabilidades, e que essa característica da nossa mente sempre nos direciona às alternativas mais fáceis. Então, não se engane: quando uma opção parecer “fácil demais”, avalie com mais cuidado para ter certeza de que não está caindo em uma armadilha.
Busque fontes de informação confiáveis e, quando o assunto for seus investimentos, procure ajuda dos especialistas da Brasilprev. Eles têm a expertise necessária para avaliar o mercado financeiro, explicar a situação do cenário atual e as perspectivas para o futuro.
Acima de tudo, tenha em mente quais são os seus principais objetivos e pense se a decisão que você pensa em tomar não vai te afastar deles. Por fim, avalie cuidadosamente as possíveis consequências de suas decisões e encontre alternativas satisfatórias não apenas no curto prazo, mas principalmente no longo prazo.
Sobre o segundo tipo, a previdência privada se mostra como uma alternativa importante, já que mesmo em períodos de crise, você não precisa se preocupar em alterar o investimento.
Por fim, busque fontes de informação confiáveis e, quando o assunto for seus investimentos. Continue se informando e leia também sobre como diversificar os seus investimentos.
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.