Você sabe a história do Imposto de Renda?
Com mais de 100 anos, o IR é a contribuição que mais arrecada no Brasil. Confira suas curiosidades.
Todo ano é sempre igual: entre os meses de março e abril, os brasileiros se preparam para “enfrentar” o leão. A Receita Federal arrecadou o valor de R$18,4 bilhões com declarações em 2018. Por esse motivo, o Imposto de Renda é o tributo que tem o maior valor de arrecadação do país.
Mas você sabe a origem da contribuição? Conheça um pouco dessa história e suas curiosidades!
Como surgiu o IR?
Os primeiros registros do Imposto de Renda são datados do século 18 na Inglaterra. Conhecido como “empréstimo de lealdade”, ele tinha como objetivo arrecadar fundos para financiar a guerra contra a França de Napoleão Bonaparte. Com o final do combate, o Parlamento inglês considerou que a renda dos ingleses fosse algo tributável. Com diversas modificações, o imposto começou a vigorar em 1799.
Mas foi nos Estados Unidos, na década de 1910, que foram criados os moldes da tributação para os governos do mundo todo. O imposto de renda progressivo para pessoa física, forçado pelo então presidente Theodore Roosevelt, foi vetado pela Suprema Corte americana. Mesmo assim, o imposto foi aplicado sobre o lucro das empresas. Somente após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, o imposto passou a ser cobrado como vemos hoje em dia.
Já no Brasil, a primeira tentativa de implementação foi no reinado de D. Pedro II em 1843. Só no ano de 1922 que o tributo foi estabelecido, com a proposta de financiar a saúde, a educação e o desenvolvimento do país.
Com o aumento de contribuintes, no ano de 1964 foi inaugurado o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) para processar as declarações. A Secretaria da Receita Federal foi criada quatro anos depois, com o intuito de fiscalizar o IR.
E o famoso leão?
O símbolo da Receita Federal foi lançado no final dos anos 70, em uma campanha de divulgação para popularizar o Imposto de Renda no Brasil. A escolha do felino foi proposital, por trazer a imagem imponente do “Rei das Selvas” e de justiça. Apesar de a campanha ter sido divulgada há mais de 30 anos, o leão se popularizou entre os brasileiros. E ainda hoje, a Receita Federal e o Imposto de Renda são relacionados a ele.
Falando em números, em 2019, mais de 30 milhões de contribuintes fizeram a declaração do Imposto de Renda até o prazo final. Levando em conta todas as formas de arrecadação, o governo angariou quase 397 bilhões de reais, sendo 34 deles vindos de pessoa física. O IR continua sendo o imposto que mais arrecada valores no Brasil.
Quer entender sobre Imposto de Renda? Não deixe de conferir os outros conteúdos da Brasilprev.
Imposto de Renda: saiba como declarar seu plano de previdência PGBL e VGBL
Qual a diferença entre declaração simplificada e a completa do Imposto de Renda?
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.