Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Você sabe a história do Imposto de Renda?

Quase centenário, o IR é a contribuição que mais arrecada no Brasil. Confira suas curiosidades.

Todo ano é sempre igual:  entre os meses de março e abril, os brasileiros se preparam para “enfrentar” o leão. A Receita Federal arrecadou o valor de R$18,4 bilhões com declarações em 2018. Por esse motivo, o Imposto de Renda é o tributo que tem o maior valor de arrecadação do país.

 

Mas você sabe a origem da contribuição?  Conheça um pouco dessa história e suas curiosidades!

 

Como surgiu o IR?

 

Os primeiros registros do Imposto de Renda são datados do século 18 na Inglaterra. Conhecido como “empréstimo de lealdade”, ele tinha como objetivo arrecadar fundos para financiar a guerra contra a França de Napoleão Bonaparte. Com o final do combate, o Parlamento inglês considerou que a renda dos ingleses fosse algo tributável. Com diversas modificações, o imposto começou a vigorar em 1799.

 

Mas foi nos Estados Unidos, na década de 1910, que foram criados os moldes da tributação para os governos do mundo todo. O imposto de renda progressivo para pessoa física, forçado pelo então presidente Theodore Roosevelt, foi vetado pela Suprema Corte americana. Mesmo assim, o imposto foi aplicado sobre o lucro das empresas. Somente após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, o imposto passou a ser cobrado como vemos hoje em dia.

 

Já no Brasil, a primeira tentativa de implementação foi no reinado de D. Pedro II em 1843. Só no ano de 1922 que o tributo foi estabelecido, com a proposta de financiar a saúde, a educação e o desenvolvimento do país.

 

Com o aumento de contribuintes, no ano de 1964 foi inaugurado o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) para processar as declarações. A Secretaria da Receita Federal foi criada quatro anos depois, com o intuito de fiscalizar o IR.

 

 

E o famoso leão?

 

O símbolo da Receita Federal foi lançado no final dos anos 70, em uma campanha de divulgação para popularizar o Imposto de Renda no Brasil. A escolha do felino foi proposital, por trazer a imagem imponente do “Rei das Selvas” e de justiça. Apesar de a campanha ter sido divulgada há mais de 30 anos, o leão se popularizou entre os brasileiros. E ainda hoje, a Receita Federal e o Imposto de Renda são relacionados a ele.

 

Falando em números, em 2019, mais de 30 milhões de contribuintes fizeram a declaração do Imposto de Renda até o prazo final. Levando em conta todas as formas de arrecadação, o governo angariou quase 397 bilhões de reais, sendo 34 deles vindos de pessoa física. O IR continua sendo o imposto que mais arrecada valores no Brasil.

 

Quer entender sobre Imposto de Renda? Não deixe de conferir os outros conteúdos da Brasilprev.

 

Imposto de Renda: saiba como declarar seu plano de previdência PGBL e VGBL

 

Qual a diferença entre declaração simplificada e a completa do Imposto de Renda?

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev