Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Taxa Selic e rendimentos de aplicações — qual é a relação?

Veja, neste artigo, qual é a relação entre a Taxa Selic e rendimentos de aplicações e saiba como aproveitar a alta dos juros.

Com toda certeza você já ouviu falar da taxa Selic, seja fazendo pesquisas sobre finanças ou até mesmo nos noticiários. Mas você sabe exatamente como o mercado é impactado por ela e como a Selic afeta o rendimento das suas aplicações financeiras?

Ou você até sabe, mas ainda tem dúvidas sobre como pode aproveitar as suas oscilações na prática dos seus investimentos?

Neste artigo você vai descobrir como a Selic mexe com os seus rendimentos.

Como funciona a Taxa Selic?

Antes de mais nada, para entender como a Taxa Selic influencia os seus rendimentos, é necessário compreender como ela funciona e para que serve.

Por definição, esse termo se refere à taxa básica de juros da economia brasileira. Ou seja, de modo geral, ela dá o tom para as outras tarifas e o seu objetivo principal é controlar a inflação. Para isso, ela é revisada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e vale por um ano. 

Nessas reuniões do Copom, a taxa pode ser atualizada, diminuindo ou aumentando, o que afeta diretamente o valor da nossa moeda e o nosso custo de vida. 

  • quando a Selic aumenta, o crédito fica mais caro (porque os juros estão mais altos). Isso faz com que as pessoas consumam menos;
  • quando a Selic diminui e os juros estão mais baixos, o crédito fica mais barato. Dessa forma, as pessoas consomem mais, aquecendo a economia.

Aqui, nesta altura do artigo, você já deve ter ligado os pontos, não é? 

O mercado de investimentos funciona com base no sistema de juros. Quando você investe um dinheiro, está “emprestando” essa quantia, que será devolvida com um valor a mais referente aos juros naquele período, certo?

Como a Selic guia todas as taxas de juros, é assim que ela afeta os rendimentos. 

Qual é a Taxa Selic hoje?

Como dito ali em cima, a Taxa Selic é revisada a cada 45 dias, podendo se manter a mesma, aumentar ou diminuir. Então isso varia muito e bem rapidamente.

Nos últimos meses, porém, o Copom tem realizado aumentos constantes na taxa. Na reunião realizada em agosto de 2022, a Selic subiu de 13,25% para 13,75% — a 12ª alta consecutiva. 

Só para se ter uma ideia, no início de 2021, ela estava em 2% (por conta da pandemia da Covid-19, a queda dos juros foi um esforço para que as pessoas continuassem consumindo apesar da crise).

Ainda que essa alta possa não ser boa para você enquanto consumidor, pode ser uma ótima oportunidade para o seu eu investidor, uma vez que diversos investimentos estão atrelados a ela — o que significa maiores rendimentos por causa da Selic. 

Como aproveitar a Selic para aumentar os rendimentos?

A alta da taxa Selic é uma excelente oportunidade para investir em aplicações que estejam atreladas a ela. São exemplos:

  • o Tesouro Direto: investimento de renda fixa com baixa volatilidade e alta liquidez, é uma das opções mais seguras do mercado e costuma abrigar a reserva de emergência dos investidores. Quando a Selic está alta, vale a pena aplicar em títulos pós-fixados, que remuneram de acordo com o movimento da taxa;
  • títulos privados pós-fixados e atrelados a CDI: a CDI é uma taxa de juros referência para grande parte dos investimentos e que acompanha a Selic. Ou seja, quando um está em alta o outro também sofre um acréscimo. São boas opções de investimentos os LCIs e LCAs, além dos CDBs e debêntures. Mas atenção: eles costumam ser um pouco mais voláteis e menos líquidos, enquanto oferecem maior rentabilidade.

Agora que você já sabe como é a ação da Selic nos seus rendimentos, que tal aproveitar a alta da taxa para fazer aplicações lucrativas?

Neste outro artigo, você pode aprender um pouco mais sobre a renda fixa, um dos investimentos mais rentáveis com a alta da Selic.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev