Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

As tendências para previdência privada em 2025

O que o cenário econômico nacional e global das primeiras semanas de 2025 indica para o mercado financeiro e quais os impactos para a sua previdência privada.

 

Destacamos os principais pontos para ficar de olho durante o ano ao acompanhar os seus investimentos. Mudanças nas relações entre os países, dólar, taxas de juros, indicadores econômicos, tudo isso pode influenciar na escolha de qual caminho seguir na hora de investir seu dinheiro a longo prazo. Confira:

A previdência privada em 2025

A tendência geral para investidores no Brasil, considerando os indicadores e projeções, é de maior aversão ao risco, mas é preciso encarar as possibilidades de maneira racional e ter em vista os seus objetivos e como a sua carteira está distribuída hoje.

Uma coisa é certa, apesar de um cenário marcado por incertezas, estamos longe de uma crise de grandes proporções na economia nacional. O mais provável é uma desaceleração do crescimento econômico neste ano para um nível mais sustentável, depois de uma expansão muito forte em 2024. Na prática, isso apenas demonstra como a economia é feita de ciclos.

Os fundos de investimento da Brasilprev podem ser constituídos de renda fixa (menor risco), renda variável (maior risco com mais possibilidades de rentabilidade) ou uma combinação dos dois tipos. Em momentos de incerteza é importante avaliar qual o seu prazo para resgate. Na previdência privada, o mais indicado é investir o seu dinheiro pensando no longo prazo, isso significa que mudanças e incertezas podem até ocorrer, mas você tem a tranquilidade de poder ajustar a sua alocação de fundos para que apresente os melhores resultados, não hoje, mas lá na frente, no momento que você planejou.

Atualmente, o cenário tem um viés mais propício à renda fixa e ao pós-fixado. Mas isso não significa que você deve se ater apenas a esses fundos. Considerando o longo prazo, é possível diversificar mantendo um nível de segurança.

Diversificar e começar a fazer isso desde agora é vantajoso quando você pensa que precisará desse dinheiro apenas daqui a 5, 10 ou 20 anos.

Tantos fatores relevantes reforçam o papel de uma boa consultoria para tomar as melhores estratégias para diversificar. Na Brasilprev, oferecemos o suporte dos nossos canais digitais que utilizam de ferramentas de inteligência e dados para sugerir melhoras no seu investimento. Além disso, temos uma equipe de especialistas e consultores prontos para analisar as melhores possibilidades para os clientes. Tudo isso com a segurança de ter a maior empresa de previdência privada do Brasil cuidando do seu dinheiro!

Foco em educação financeira

Se em 2025 você prometeu dar mais atenção às suas finanças o segredo é a educação financeira. Conhecendo mais sobre o mercado, a economia e quais as melhores opções para alcançar os seus objetivos fica mais fácil ter tranquilidade de que mesmo momentos difíceis na economia podem apresentar oportunidades.

Levando em consideração os pontos mais importantes e que devem refletir na previdência durante os próximos meses do ano, fizemos um resumo dos principais fatos que você precisa dicar de olho:

Novo governo nos EUA

No cenário internacional, não podemos deixar de destacar a influência do pós-eleição americana. Donald Trump foi eleito presidente novamente e em seus discursos mais recentes promete elevar tarifas de importação, favorecendo os produtos norte-americanos. Ainda é cedo para falar dos reflexos de tais ações, caso se concretizem, mas, se forem colocadas em prática, fortalecem a tendência atual de alta na inflação e fortalecimento do dólar.

SELIC

A taxa básica de juros no Brasil encerrou o ano anterior em 12,25% impulsionada pela atividade econômica mais forte, pelo câmbio e por fatores climáticos. Também há impactos de incertezas do mercado financeiro com relação ao pacote fiscal apresentado pelo governo. O mercado prevê que a taxa de juros continue subindo em 2025.

PIB

Segundo estimativas, a soma das riquezas do País cresceu além do esperado em 2024. A alta foi de 4% no terceiro trimestre e o acumulado do ano foi de 3,1% até setembro. Para 2025 o mercado estima uma desaceleração no crescimento, para um patamar mais sustentável. O boletim Focus aponta algo em torno de 2% para 2025.

Dólar

A taxa de câmbio ganhou força ao longo de 2024 e teve uma desvalorização de 25%, comparando o início e o fim do ano. Essa alta costuma acontecer no último mês do ano, quando mais dólar sai do país por meio das multinacionais, que enviam dinheiro para suas matrizes, mas também foi impactado por fatores globais que ocorreram durante todo o ano e incertezas na economia do Brasil. A moeda americana fechou o ano cotada em R$ 6,19 e deve seguir ganhando forte pelo menos até o primeiro trimestre de 2025.

Empregabilidade

A taxa de desocupação no Brasil foi a menor da série histórica e encerrou o ano em 6,1%. Também foi observado o aumento de renda média dos trabalhadores, que cresceu 5,8% em relação ao ano anterior, impulsionada pelo maior acesso ao emprego.

Continue acompanhando o Blog Brasilprev, onde falamos de investimentos, educação financeira e mercado de um jeito que você entende e pode aplicar para realizar os seus sonhos!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev