5 perguntas que você deve fazer ao seu consultor de investimentos
Vai investir e não faz ideia do que perguntar ao seu consultor? Então não perca essas dicas!
Quando se está começando a investir, é normal que surjam várias dúvidas de qual caminho seguir. O papel de um consultor de investimentos é o de ajudar você a conquistar seus objetivos de acordo com a estratégia mais adequada e o seu momento de vida.
Por isso, fazer algumas perguntas a esse especialista é fundamental para definir qual cartela é realmente a mais interessante para você.
Separamos cinco questionamentos que você não pode deixar de fazer a esse profissional.
5 perguntas que você precisa fazer para seu consultor de investimentos
Questionar o seu consultor de investimentos é muito importante para ter uma ideia de como deseja organizar suas finanças pessoais. Afinal, é a partir dos seus objetivos para o futuro que você deverá analisar as respostas desse profissional e a carteira de investimentos que ele lhe recomendar.
Veja quais são eles:
1. Quais critérios foram usados para compor essa oferta?
Com essa pergunta, você será capaz de tirar uma temperatura sobre a seriedade da proposta. A ideia é explorar como a estratégia foi montada e, se a resposta for a rentabilidade passada, fuja!
Afinal, não é possível garantir que os parâmetros que ocorreram no passado se repitam.
2. Que fatores foram responsáveis pelo bom desempenho dessas opções?
Aqui é o momento onde o seu consultor de investimentos explica qual é a rentabilidade do fundo ou da oferta que está lhe fazendo, os motivos que levaram a carteira a ser composta dessa forma, etc.
Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
3. Quais são as chances dos fatores se repetirem?
Ao oferecer opções para que você diversifique sua carteira de investimentos, o especialista deverá saber explicar porque acredita que o cenário e as características da oferta irão se repetir ou se manter. Afinal, os investimentos também pressupõem riscos e ele precisa considerar seu perfil de investidor e diversos fatores antes de indicar para você quais aplicações fazer.
4. Como você identificou meu perfil de investidor?
Existem formulários que auxiliam o consultor de investimentos a chegar ao seu perfil de aplicações. Por isso, é válido questioná-lo em relação a isso, para ter certeza que suas expectativas serão atendidas com a oferta que ele está lhe fazendo.
5. Me explique sobre os riscos associados a estas opções
Falar de riscos, normalmente, deixa as pessoas desconfortáveis, mas esse é um assunto que precisa ser abordado ao falarmos sobre investimentos.
Aqui na Brasilprev, gostamos de deixar nossos investidores seguros e, por isso, nossa equipe de especialistas ajuda você a dar todos os primeiros passos nesse universo.
Usando essas perguntas, é certo que você estará mais preparado para conversar com seu consultor de investimentos e dar o próximo passo rumo a diversificação de renda. Acesse o site da Brasilprev e conheça mais das nossas soluções de investimento!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.